$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: PARTNERSHIP DESIGN AS A POSSIBILITY FOR A DESIGN TO WELCOME CHILDREN WITH AUTISM IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION
Autor: MARIA LUCIA ESPANHOL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JACKELINE LIMA FARBIARZ - ADVISOR
Nº do Conteudo: 62555
Catalogação:  18/05/2023 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62555@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62555@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62555

Resumo:
This research seeks to relate the Design approach in partnership with the daily school life of Early Childhood Education and ways of including children with autism. The term inclusion, which started to be disseminated in the 90 s, has as a principle that everyone has access to Education, regardless of their condition. Qualitative exploratory and interpretive research had data collection techniques as bibliographic and documentary research, field observation and world café dynamics. The research maintains that the Design in Partnership approach can be applied in the daily school life of Early Childhood Education, through experimentation, given the context that many teachers have never lived with children with autism and are also learning ways to relate, creating an inclusive culture. With the partnership of actors who are on the school floor, who are present in all stages of the design process, it is possible to create materialities from the interests of children with autism or with communication difficulties, enhancing their forms of interaction. The analysis of data through interactional sociolinguistics showed that interaction, a pillar of early childhood education and one of the difficulties of people with autism, is facilitated when there is a convergence of welcoming, knowing and experimenting. It is concluded that characteristic actions of Design in Partnership can be replicated by teachers in Early Childhood Education, enabling a Design of Welcoming by: knowing - the coexistence and observation of the interests of children with autism; experiment - propose a diversity of materialities, observing the actions and possible potentialities.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui