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Título: REVOLTAS NA CARNE: APRESENTAÇÕES DO GOZO E ESTABILIZAÇÕES DO CORPO EM JACQUES LACAN, COM PINA BAUSCH E HIJIKATA TATSUMI
Autor: THEREZA MONTEIRO DE C DE F SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCUS ANDRE VIEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62484
Catalogação:  09/05/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62484@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62484@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62484

Resumo:
Esta tese visa a circunscrever o conceito de gozo, a partir de suas variadas apresentações, tal como introduzido por Jacques Lacan em seu ensino. Enfatizaremos o modo como Lacan opõe, ao gozo fálico, um outro gozo, tratado, por vezes, como Outro gozo, gozo suplementar, feminino, opaco, entre outras nomeações. Assumiremos sua declinação como nãotodo de modo privilegiado nesta teorização lacaniana sobre o gozo. Dadas essas premissas, nossa investigação terá como hipótese central a possibilidade de que este gozo nãotodo sustente-se sem referência ao registro fálico – abordagem menos habitual, mas, ainda assim, presente no ensino de Lacan. Esse gozo, diremos, pode apresentar-se, ainda que não possa ser abarcado pelo conhecimento. Para nos aproximarmos, assim, de uma possível apresentação desse Outro gozo, recorreremos aos métodos artísticos de Pina Bausch e Hijikata Tatsumi – artistas do campo da dança –, especialmente a seus modos de lidar com a articulação entre corpo e fala. Quando se trata dessa corporeidade para um gozo que prescinda do falo, o tema da escrita se faz presente, seja no ensino de Lacan, seja na leitura de seus comentadores. Como hipótese adicional, assumiremos, assim, que os gestos, tanto nas performances de Pina, quanto nas criações de Hijikata, traduzem uma materialidade fora do registro do sentido, que se articula de modo original. Proporemos aproximar essa operação de um tipo de escrita, uma escrita de gozo, no sentido que lhe dá Éric Laurent, lendo Lacan, ao trabalhar a diferença entre escrita tipográfica e caligráfica. Este tipo de escrita nos servirá para pensar uma possível estabilização do corpo, que não seja pela forma ideal, do espelho ou, ainda, de um corpo fálico.

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