$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: PAPEL DA CULTURA ORGANIZACIONAL NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE BRASILEIRAS À LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS (LGPD)
Autor: THAIS SOARES DE SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PATRICIA AMELIA TOMEI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62471
Catalogação:  09/05/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62471@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62471@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62471

Resumo:
Com o intuito de regulamentar o uso das informações, em 2018 foi sancionada a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), mas sua aplicabilidade prática e seu alcance ainda não são claros e variam segundo a cultura de cada Organização. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o papel dos diferentes elementos da Cultura Organizacional no processo de adaptação das Organizações de Saúde brasileiras à LGPD, consideradas relevantes por se tratar de um dos ambientes com maior circulação de dados sensíveis. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores de Organizações de Saúde e os casos analisados evidenciaram que: (i) há um movimento crescente de fortalecimento da proteção da vida privada; (ii) há brechas, na maioria das vezes relacionadas à conduta humana; (iii) o porte da organização e o seu perfil empreendedor são fundamentais no processo de adaptação à LGPD; (iv) este processo não inclui a preocupação com artefatos visíveis, sobretudo nas áreas com predominância da atividade-fim, como os espaços de circulação de pacientes, tampouco se valem de jargões corporativos para a fixação da identidade cultural; e (v) a Cultura Organizacional e a internalização facilitaram a adequação à LGPD. Por fim, sugerem-se estudos futuros com amostras segmentadas, que permitam um diagnóstico cultural mais amplo e favoreçam ações estratégicas segundo as diferentes Culturas Organizacionais.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui