$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: EFEITOS DE CONTEXTO, ALEXITIMIA, E ESTRESSE RELACIONADO À PANDEMIA DE COVID-19 SOBRE A TOMADA DE DECISÃO
Autor: WAYSON MATURANA DE SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  DANIEL CORREA MOGRABI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62462
Catalogação:  08/05/2023 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62462@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62462@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62462

Resumo:
A tomada de decisão vem sendo estudada por diversos campos do conhecimento e pode ser entendida como a capacidade de processar informações de um contexto, escolher entre duas ou mais opções e apreender com os resultados destas escolhas. Além de ser relacionada ao processamento cognitivo de informações, nas últimas décadas, diversos estudos têm apontado efeitos do processamento emocional na capacidade decisória. A alexitimia, uma condição caracterizada por dificuldades de identificar, compreender e verbalizar emoções têm sido relacionados com pior desempenho da tomada de decisão. O estresse causado pela pandemia de COVID-19 vem sendo associado com maior prevalência de transtornos mentais e alterações afetivas, contudo, poucos estudos têm explorado o impacto da COVID-19 na tomada de decisão. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho é explorar efeitos de contexto na tomada de decisão, explorando a relação desta com níveis de alexitimia dos indivíduos e variáveis relacionadas a pandemia de COVID-19. Para concluir os objetivos desta tese, quatro manuscritos foram produzidos. No primeiro manuscrito foi apresentado uma revisão sobre a história da neuroeconomia, uma perspectiva interdisciplinar do estudo da tomada de decisão que integra cognição, comportamento e o funcionamento do sistema nervoso. O segundo manuscrito apresenta uma comparação entre duas versões brasileiras (uma convertendo o dólar ao real por valor equivalente e outra convertendo pelo câmbio) do Monetary Choice Questionnaire (MCQ-27), uma tarefa de desconto de futuro usada para medir decisões intertemporais. Este trabalho não mostrou diferenças entre as duas versões do MCQ-27. O terceiro manuscrito investigou as relações entre alexitimia e a tomada de decisão intertemporal de risco e de ambiguidade. Neste estudo a alexitimia esteve relacionada a déficits na tomada de decisão em contexto intertemporal e de ambiguidade, e não para risco. Por fim o manuscrito quatro explorou a influência da COVID-19 em ambos os contextos de tomada de decisão. Os resultados mostraram relações positivas apenas para a tomada de decisão sob risco, frente as variáveis gravidade dos sintomas de COVID-19 no participante e gravidade dos sintomas em seus familiares. Para ambos os estudos empíricos uma mesma amostra de 438 voluntários (M = 29.09 anos, DP = 7.80, 67.8 por cento mulheres) foi utilizada. Os resultados deste estudo contribuem para o entendimento da tomada de decisão e para compreensão da influência do processamento emocional e de variáveis de uma pandemia nas escolhas dos indivíduos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui