$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A CRIANÇA ENQUANTO SUJEITO DA EXPERIÊNCIA: SITUAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DO DESIGN REFLEXIVO
Autor: MICHELE MARCONSINI LOUREIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIZA NOVAES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62456
Catalogação:  08/05/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62456@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62456@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62456

Resumo:
Esta pesquisa explora a abordagem do Design Reflexivo em situações de ensinoaprendizagem com crianças. Observam-se as implicações desta investigação na formação da criança enquanto sujeito da experiência. O estudo é conduzido a partir do conceito de experiência formulado por Jorge Larrosa e da ideia de espaço intersubjetivo discutida por Gert Biesta. Ambos os autores problematizam o campo da Educação como um lugar que possibilita o exercício da pluralidade e da diferença. A pesquisa propõe uma abordagem qualitativa com estudo exploratório-descritivo, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, incluindo técnicas de observação direta intensiva, pesquisa-ação e metodologia do Design em Parceria. As técnicas adotadas se mostraram adequadas para ampliar a compreensão e avaliar as possibilidades e limitações desta abordagem em situações de ensino-aprendizagem com crianças, por meio do Design Reflexivo, tendo como base a práxis educativa.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui