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Título: EDUCAÇÃO INFANTIL E MUSEUS NA PANDEMIA: UM ENCONTRO POSSÍVEL?
Autor: GABRIELA CAMPOLINA DE A C LOPES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62413
Catalogação:  27/04/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62413@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62413@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62413

Resumo:
O objetivo desta pesquisa é investigar a relação entre escolas e museus da cidade do Rio de Janeiro no período em que ambos estiveram fechados para atividades presenciais quando, em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o cenário como uma pandemia e orientou que todos os países, diante da alta probabilidade de infecção por meio do contato social, tomassem medidas para reduzir o contágio e minimizar os danos aos sistemas de saúde. O recorte temporal considerado foi o período entre março de 2020 – atividades presenciais foram suspensas – e outubro de 2021, quando escolas da rede municipal do Rio de Janeiro retornaram 100 porcento ao modelo presencial. A metodologia se deu a partir de análise de questionário on-line enviado a museus e centros culturais do RJ, contato com responsáveis pelas ações para crianças nos museus a fim de identificar o oferecimento de atividades on-line para o público da Educação Infantil e entrevistas com funcionários de espaços que desenvolveram as atividades. Os dados foram analisados em diálogo com referenciais teóricos da área da infância como Sirota, Montandon, Sarmento e Oliveira, e do campo da educação e museus como Carvalho, Trilla, Martins, Castro e Lopes. Foi possível constatar que a relação entre educação infantil e museus foi praticamente nula durante o momento estudado, mas, ainda assim, verificou-se alguns encontros entre as crianças e espaços culturais por meio de atividades oferecidas à família através de redes sociais.

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