$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: JORNALISMO, CÃO DE GUARDA NA PANDEMIA DE COVID-19: UMA ANÁLISE DO JORNAL O GLOBO
Autor: ROBERTO JOSE MARINHO FALCAO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LEONEL AZEVEDO DE AGUIAR - ORIENTADOR
LARISSA DE MORAIS RIBEIRO MENDES - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 62400
Catalogação:  26/04/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62400@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62400@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62400

Resumo:
Esta tese verifica que o jornalismo continua capaz de cumprir um papel de cão de guarda da sociedade a partir da hipótese de que foi fundamental para informar a população e combater a desinformação durante a fase crítica da pandemia de covid-19. Para examinar esta questão, a tese se debruça no exame minucioso do jornal diário O Globo, do Rio de Janeiro, entre 9 de março e 20 de setembro de 2020, em um total de 28 semanas, levando-se em conta a centralidade temporal da semana iniciada em 8 de junho, data da formação do Consórcio de Veículos de Imprensa. Com uso da técnica de semanas compostas, utiliza-se a metodologia de análise de conteúdo para verificar em profundidade o tratamento da pandemia pelo jornal em 28 edições (uma por semana), verificando a cobertura em 1.212 itens de informação (notas, matérias e reportagens) e de opinião (colunas, artigos e editoriais). É feita uma análise qualitativa da cobertura a partir de revisão bibliográfica das teorias da parcialidade jornalística e de estudos acadêmicos sobre credibilidade, além do exame de pesquisas desenvolvidas por instituições acadêmicas e entidades de classe sobre a reestruturação forçada do modo de produção do jornalismo em função da aceleração, pela pandemia, da adoção das modalidades de trabalho remoto e híbrido. Assim, a tese demonstra a permanência do papel social do jornalismo, principalmente em situações de emergência sanitária como uma pandemia que mudou a forma de produzir notícias em todo o mundo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui