$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: TRAZENDO HUMILDADE PARA A MOBILIDADE GLOBAL
Autor: SYLVIA FREITAS MELLO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PATRICIA AMELIA TOMEI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62392
Catalogação:  26/04/2023 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62392@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62392@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62392

Resumo:
A economia global está promovendo um ambiente cada vez mais ambíguo e competitivo para empresas que operam além-fronteiras. Para suportar a demanda dessa globalização, as empresas multinacionais precisam de expatriados competentes para o sucesso de suas operações no exterior. Essas designações internacionais podem oferecer oportunidades únicas de crescimento e desenvolvimento, mas também exigem que os expatriados se adaptem efetivamente a novos ambientes. O objetivo deste estudo foi descrever como o comportamento humilde do expatriado opera em designações internacionais corporativas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 19 gerentes, incluindo expatriados sênior (Assigned Expatriates - AEs) e gerentes de Recursos Humanos /Mobilidade Global. As questões que compuseram o roteiro de entrevista foram divididas nas seguintes categorias: 1. Comportamentos humildes expressos, 2. Relevância do comportamento humilde, 3. Contexto em que comportamentos humildes de expatriados são mais exigidos em designações internacionais; e 4. Efeitos: humildade contribuindo para a adaptação do expatriado. O processo de análise foi baseado na análise de conteúdo, para extrair as percepções dos expatriados e do RHs sobre as categorias abordadas. Os resultados sugerem que a humildade é importante para todos, mas a falta de humildade na Mobilidade Global pode ser um obstáculo. A humildade constrói conexões, confiança e relacionamentos confiáveis e de longo prazo, e contribui muito para a adaptação do expatriado em designações internacionais. O estudo também mostra que a humildade precisa de condições favoráveis para florescer, podendo estar associada à fraqueza, em determinados contextos, como aqueles em que o líder é visto como um herói, ou em culturas que valorizam a competição, o individualismo, a alta distância do poder, o confronto e em momentos que exigem agência. A pesquisa destaca que a humildade cultural é fundamental para expatriados, que lideram com uma mentalidade global. Portanto, as organizações devem aprimorar o processo de seleção, enfatizando a contribuição de um comportamento humilde para os candidatos a uma designação internacional, e oferecer programas de treinamento intercultural que incluam o aspecto comportamental, com foco nas três dimensões da humildade expressa: autoconsciência; valorização dos outros e capacidade de aprendizado.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui