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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: EDUCAÇÃO, DIÁLOGO, RESPONSABILIDADE: O QUE CONTAM ADULTOS E CRIANÇAS SOBRE A VIDA EM COMUNIDADE? Autor: JULIA BAUMANN CAMPOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SONIA KRAMER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62380
Catalogação: 25/04/2023 Liberação: 25/04/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62380&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62380&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62380
Resumo:
Título: EDUCAÇÃO, DIÁLOGO, RESPONSABILIDADE: O QUE CONTAM ADULTOS E CRIANÇAS SOBRE A VIDA EM COMUNIDADE? Autor: JULIA BAUMANN CAMPOS
Nº do Conteudo: 62380
Catalogação: 25/04/2023 Liberação: 25/04/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62380&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62380&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62380
Resumo:
Educação, diálogo, responsabilidade: o que contam adultos e crianças
sobre a vida em comunidade? buscou conhecer histórias, narrativas, práticas e
interações de adultos e crianças que participam de escolas que têm em suas
propostas a educação em comunidade, para refletir acerca das questões: O que é,
para elas/eles, a vida em comunidade?; O que compreendem sobre o conceito de
comunidade?; Como se estabelecem as relações nesse contexto?; O que contam
sobre suas interações?; Os relatos dos sujeitos da pesquisa dessas diferentes
instituições se aproximam? A pesquisa foi realizada em duas escolas particulares,
na cidade do Rio de Janeiro: Escola da Luz e Escola da Ciranda1. As duas escolas
têm em sua proposta a educação em comunidade. Foram entrevistados 12 adultos,
entre elas/eles profissionais das instituições - professoras, coordenadoras e
diretores - além de familiares que são membros ativos na Diretoria/Comissão de
Pais 2 das escolas. As crianças, estudantes destas escolas, também contaram o que
entendem sobre a palavra comunidade em quatro oficinas, duas em cada escola,
com as turmas de primeiro e quarto anos do Ensino Fundamental I. As narrativas dos adultos
e crianças e o olhar para suas práticas possibilitaram a percepção e entendimento
acerca da vida em comunidade para esses sujeitos. Martin Buber é autor de
referência para a tese com sua discussão sobre as diferenças entre comunidade e
coletividade/sociedade, o debate a respeito de uma educação para a comunidade,
relação dialógica e troca genuína com o outro. Walter Benjamin, Mikhail Bakhtin
e alguns autores da Sociologia da Infância foram relevantes para a construção das
estratégias teórico-metodológicas e a constituição do olhar de pesquisadora.
Narrativa, experiência e o olhar de desvelamento da criança foram conceitos
importantes vindos de Benjamin; as contribuições teóricas no campo da pesquisa
em ciências humanas, além de sua perspectiva da linguagem e enunciado
dialógico foram produções importantes de Bakhtin para a elaboração da tese; e
também a partir de alguns autores da Sociologia da infância, a pesquisa com
crianças foi tema muito debatido. A partir do campo com os adultos emergiram as
categorias: disponibilidade para a comunidade, a comunidade tem escuta, os
desafios da vida em comunidade, os desencontros e diferenças dentro dessas
instituições, o desejo de mudança e comunidade, além das ambiguidades
existentes. A comunidade enquanto espaço de estar junto do outro e as diferenças
existentes nestes grupos foram narrativas partilhadas pelas crianças nas oficinas,
além da comunhão e amorosidade presentes nestes espaços, e o sentido de
pertencimento.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |