XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: O GESTO PARALINGUÍSTICO COMO REFORÇO PRAGMÁTICO NA AQUISIÇÃO DE PRONOMES Autor: CAMILA VASCONCELOS SAMPAIO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CILENE APARECIDA NUNES RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62354
Catalogação: 24/04/2023 Liberação: 01/11/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62354&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62354&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62354
Resumo:
Título: O GESTO PARALINGUÍSTICO COMO REFORÇO PRAGMÁTICO NA AQUISIÇÃO DE PRONOMES Autor: CAMILA VASCONCELOS SAMPAIO
Nº do Conteudo: 62354
Catalogação: 24/04/2023 Liberação: 01/11/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62354&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62354&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62354
Resumo:
Investigações, em diferentes línguas, demonstram que crianças em aquisição apresentam
dificuldades no estabelecimento de correferência com pronomes dêiticos, refletindo
possível atraso na aquisição de princípios da pragmática que regulam referência
pronominal (Chien e Wexler, 1990, 2009; Grolla, 2005). Pesquisas recentes sugerem que
gestos paralinguísticos (ie., gesto co-fala) podem funcionar como reforço pragmático,
realçando aspectos implícitos do significado (Schlenker, 2018). Na presente pesquisa,
investiga-se se, na aquisição do português brasileiro, gestos co-fala aliviam dificuldades
de correferência pronominal, com violação de Principio B. Foram realizados dois estudos
experimentais de julgamento de valor de verdade com crianças em processo de aquisição
(grupo alvo – 10 participantes) e adultos(grupo controle – 10 participantes). Os estímulos
experimentais foram compostos por sentenças coordenadas, apresentadas oralmente, com
pronome (nulo ou pleno) na posição de objeto da segunda oração e dois possíveis
antecedentes: um na posição de sujeito da segunda oração (antecedente local) e outro na
posição de objeto da primeira oração (antecedente não-local). No primeiro experimento,
não houve acoplagem de gesto, tanto pronomes quanto antecedentes foram apresentados
sem acompanhamento de gesto. No segundo experimento, manipulou-se acoplagem de
gesto, os pronomes e possíveis antecedentes foram acompanhados de apontamento
manual para localização-espacial do referente (loci-espacial). Os resultados obtidos
indicam que: (a) em contextos estruturais envolvendo pronome nulo, não há diferença
significativa entre os grupos alvo e controle, ambos rejeitam correfêrencia local – sem
violação do Princípio B; (b) em contextos estruturais envolvendo pronome pleno, há
diferença significativa entre os grupos alvo e controle, com maior aceitação de
correfêrencia local no grupo alvo - violação do Princípio B. No entanto, no segundo
experimento, não houve diferença significativa entre os dois grupos. Concluímos,
portanto, que, durante a aquisição, o gesto co-fala de loci-espacial é computado durante
a construção da correferência pronominal, neutralizando leitura de correferência com
antecedente local.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |