$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: O ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURAS EM PERSPECTIVAS DECOLONIAIS?: O QUE DIZEM OS PROFESSORES E AS PROFESSORAS
Autor: EDUARDO SILVA RUSSELL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA INES GALVAO FLORES MARCONDES DE SOUZA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62352
Catalogação:  24/04/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62352@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62352@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62352

Resumo:
Ao reconhecer o impacto subjetivo da opressiva dominação europeia na América, é possível construir uma reflexão acerca da importância do trabalho dos e das profissionais da área das Letras no que vem a ser a virada decolonial, uma vez que eles e elas possuem, em suas mãos, a possibilidade de abordar um sem-fim de temas, autores e autoras, livros que contemplem questões, entre outras, de caráter social, cultural, linguístico. O objetivo desta tese foi o de encontrar professores e professoras cujas ideias decoloniais atravessassem suas perspectivas pedagógicas, bem como o de entender como e por que as suas aulas apontavam para um ensino que referenciado pelas pautas erigidas pelos debates anticoloniais. O referencial teórico que orienta a abordagem epistemológica é advindo, sobretudo, dos estudos hispano-americanos desenvolvidos pelo Grupo Modernidade/Colonialidade, que são ampliados pelas contribuições de nomes como o de Paulo Freire. Os procedimentos metodológicos foram a construção de um questionário e de um roteiro de entrevista, ambos realizados virtualmente com aqueles e aquelas que se autodeclaravam decoloniais. Ao final, pude compreender como os (as) informantes constroem leituras e ações pedagógicas de proposição decolonial, trazendo à tona a forma como a atividade docente, de modo ativo e crítico, revela caminhos autorais e criativos para a promoção de um ensino engajado na subversão dos motes coloniais. Seja adotando livros cujas tônicas apontam para problematização do racismo, sexíssimo, entre outros; seja propondo atividades que resgatam elementos formadores da cultura nacional (e também latino-americana), como os conhecimentos africanos e indígenas, os (as) entrevistados (as) apresentam suas interpretações e usos da epistemologia de modo a colaborar com os pressupostos da decolonialidade.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui