XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: EDUCAÇÃO, JUVENTUDE E CIDADANIA NO BRASIL: NOTAS PRELIMINARES Autor: MARCELO TADEU BAUMANN BURGOS
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 62220
Catalogação: 17/04/2023 Liberação: 19/04/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62220&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.CRE.62220
Resumo:
Título: EDUCAÇÃO, JUVENTUDE E CIDADANIA NO BRASIL: NOTAS PRELIMINARES Autor: MARCELO TADEU BAUMANN BURGOS
Nº do Conteudo: 62220
Catalogação: 17/04/2023 Liberação: 19/04/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62220&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.CRE.62220
Resumo:
Nosso artigo deseja provocar uma reflexão estratégica sobre o tema do papel social da educação escolar entre nós, a percepção sobre o sentido e a experiência das juventudes, e a relação entre educação e cidadania no Brasil. Para tanto, trabalharemos com alguns conceitos que nos permitem pensar nos conflitos e desafios que vêm colocando em processo de revisão e avaliação a concepção tradicional de socialização. Nesse trajeto, refletiremos sobre a ideia de crise escolar avançando para a compreensão de educação como construção coletiva de todos os atores e espaços que compõem a rotina escolar: famílias, vizinhança, instituições religiosas, amigos, espaços coletivos, universo digital, estruturas de proteção e acompanhamento e o processo de vulnerabilidade social, econômica e política presente nesses contextos. Esses cenários complexos, dinâmicos e desafiantes nos convocam a voltar nosso cuidado como cidadãos para a centralidade da educação para o futuro da democracia brasileira.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |