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Coleção Digital
Título: COALIZÃO EM DEFESA DO HOMESCHOOLING: CRENÇAS, ESTRATÉGIAS E ARGUMENTOS Autor: HELCE AMANDA DE OLIVEIRA MOREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62218
Catalogação: 17/04/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62218@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62218@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62218
Resumo:
Título: COALIZÃO EM DEFESA DO HOMESCHOOLING: CRENÇAS, ESTRATÉGIAS E ARGUMENTOS Autor: HELCE AMANDA DE OLIVEIRA MOREIRA
Nº do Conteudo: 62218
Catalogação: 17/04/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62218@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62218@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62218
Resumo:
O homeschooling (HS) é um movimento de origem norte-americana que desde os
anos 1960 luta pelo direito dos pais de retirarem seus filhos de instituições escolares
para ensiná-los em casa. Em seu início, mantinha relações com ideais anarquistas,
mas logo foi cooptado pelas correntes do neoconservadorismo e do neoliberalismo.
Desde então, as motivações para sua adoção passam pelo descontentamento com o
sistema escolar e pelo desejo de ter amplo controle do processo educativo de seus
filhos. A prática chega ao Brasil por meio de missionários protestantes no final do
século passado, passa por um longo período de inércia e alcança o debate público
com a ascensão da nova direita, que é banhada nas mesmas águas ideológicas do
homeschooling. Partindo do pressuposto de que existe um grupo de atores que agem
de forma coordenada e guiados por crenças compartilhadas, entendemos que no
Brasil existe uma coalizão, nos termos do Modelo de Coalizões de Defesa, pró-HS.
Diante disso, buscamos investigar semelhanças e diferenças entre as crenças, as
formas de atuação e os argumentos utilizados pela coalizão que advoga em defesa
da legalização e implementação do homeschooling. Em relação à metodologia,
realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho documental. Selecionamos materiais
produzidos pela coalizão ou que tinham potencial de apresentarem dados
importantes, como Projetos de Lei, notas taquigráficas de audiências públicas e
posts de redes sociais. Para o processo analítico, foi lançado mão da Análise de
Conteúdo, dos preceitos do neoconservadorismo e do neoliberalismo e das
categorias de análise do Modelo de Coalizões de Defesa trabalhadas. Os resultados
indicam que as crenças da coalizão se sustentam em três pilares: nas noções de
liberdade, de família e de responsabilização. Elas apresentam forte e íntima relação
com as marcas neoconservadoras e neoliberais, o que coloca o homeschooling
dentro do campo das políticas educacionais guiadas por valores mercadológicos e
moralizantes. Nesse sentido, identificamos que o HS leva à exaltação de uma
liberdade individual e irrestrita, à promoção da família tradicional, à objetificação
das crianças e adolescentes, à transferência de responsabilidade de um direito social
e a valorização de princípios meritocráticos. Além disso, a coalizão usa de
diferentes estratégias para materializar suas crenças e alcançar seus objetivos,
concentrando-se especialmente nos da esfera política, com a apresentação de
Projetos de Lei, e na esfera social, buscando aprovação pública da pauta. Ainda,
analisamos os argumentos adotados. Eles atuam como forma de convencer a
opinião pública sobre os supostos benefícios da prática e contra argumentam as
críticas levantadas pela coalizão contrária. Por fim, entendemos que o
homeschooling tem potencial para colocar em risco o direito à educação e a ideia
de construção coletiva visando a convivência em sociedade democrática.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |