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Coleção Digital
Título: SER OU NÃO SER SÓCIO-TORCEDOR: MOTIVAÇÕES PARA A FILIAÇÃO AOS PROGRAMAS DOS CLUBES DE FUTEBOL Autor: CARLOS EDUARDO RUSSOMANO NETTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
BARBARA PAGLIARI LEVY - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62147
Catalogação: 11/04/2023 Liberação: 11/04/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62147&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62147&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62147
Resumo:
Título: SER OU NÃO SER SÓCIO-TORCEDOR: MOTIVAÇÕES PARA A FILIAÇÃO AOS PROGRAMAS DOS CLUBES DE FUTEBOL Autor: CARLOS EDUARDO RUSSOMANO NETTO
Nº do Conteudo: 62147
Catalogação: 11/04/2023 Liberação: 11/04/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62147&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62147&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62147
Resumo:
Este estudo visou compreender identificar as motivações que levam os
torcedores à afiliação aos programas de sócio-torcedor dos seus clubes e os fatores
que afastam os torcedores de uma possível adesão. Foram realizadas dezesseis
entrevistas qualitativas guiadas de forma online e síncrona, separadas em dois
grupos de oito indivíduos, sendo um de sócios torcedores e outro de não sócios.
Buscou-se entender a motivação para filiação ou não aos programas de seus
clubes. Como principais pontos para adesão e manutenção nos programas, os
principais fatores encontrados foram o desconto e preferência na compra de
ingressos, sentimento de auxílio financeiro na estruturação do clube e custo-benefício do que é ofertado frente ao valor pago. Já os principais fatores para não
adesão dos torcedores se voltam para clubes com gestão pouco transparente, alta
concorrência na compra dos ingressos e cenário econômico complicado foram
fatores chave na não adesão dos torcedores.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |