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Coleção Digital
Título: OBSERVANDO O CORAÇÃO DA AGILIDADE: A FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS COLETIVAS EM EQUIPES ÁGEIS PARA O ESTABELECIMENTO DA METARROTINA DE PROJETOS Autor: FRANCIS BERENGER MACHADO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62107
Catalogação: 30/03/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62107@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62107@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62107
Resumo:
Título: OBSERVANDO O CORAÇÃO DA AGILIDADE: A FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS COLETIVAS EM EQUIPES ÁGEIS PARA O ESTABELECIMENTO DA METARROTINA DE PROJETOS Autor: FRANCIS BERENGER MACHADO
Nº do Conteudo: 62107
Catalogação: 30/03/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62107@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62107@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62107
Resumo:
Com o propósito de rotinizar agilmente suas práticas de trabalho, equipes
de projetos ágeis estabelecem metarrotinas intencionando obter alta eficácia no
processo de adaptabilidade organizacional. Rotinas são conceituadas como
padrões repetitivos e reconhecíveis de ações interdependentes realizadas por
múltiplos atores (FELDMAN e PENTLAND, 2003, p. 95), enquanto que
metarrotinas são rotinas que modificam rotinas existentes e orientam a busca e
escolha de novas rotinas (...) (VAN DRIEL e DOLFSMA, 2009, p. 52). É nesse
sentido que a metarrotina pode ser considerada o coração da agilidade, visto ser
uma rotina-chave que facilita às equipes de projeto adaptarem agilmente suas
próprias práticas de trabalho. Este estudo apresentou como objetivo investigar a
variação na formação das competências coletivas por equipes ágeis para o
estabelecimento da metarrotina do projeto. Competências coletivas estão
relacionadas aos fenômenos de aprendizagem coletiva (MICHAUX, 2011),
presentes em equipes ágeis atuam como um coletivo de trabalho (CAROLY e
BARCELLINI, 2013). É neste contexto que uma pesquisa fenomenográfica, na
qual entrevistas qualitativas foram realizadas com profissionais que vivenciaram
projetos gerenciados sob método ágil, permitiu a estruturação e teorização do
fenômeno de estudo com base nas suas concepções e dimensões explicativas
(COLLIER-REED e INGERMAN, 2013). O principal resultado do estudo foi o
desenvolvimento de um framework, estruturado como um modelo de múltiplos
fatores influenciadores para a formação das competências coletivas por equipes
ágeis, especificamente para o estabelecimento da metarrotina do projeto.
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