$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: PODCASTS: O QUE OS TORNA EDUCATIVOS?
Autor: CINTIA COSTA BARRETO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62056
Catalogação:  23/03/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62056@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62056@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62056

Resumo:
As tecnologias digitais vêm sustentando profundas transformações em todas as atividades humanas. Novas formas e novos veículos de comunicação surgiram, dentre eles o podcast, uma mídia em expansão que oferece muitas possibilidades para a educação. Este trabalho tem como objetivo geral analisar como se constituem os podcasts que se apresentam como educativos; e, como objetivos específicos: compreender a razão e/ou a motivação para sua criação; categorizar seus temas e formatos; identificar quem os criou e qual o seu público-alvo; e, investigar como se viabilizam financeiramente. A pesquisa se balizou em estudos sobre os entrelaçamentos da mídia com a vida cotidiana, explorando, em particular, o conceito de midiatização. Pautou-se, também, no campo dos Estudos Críticos da Educação e Tecnologia, tendo como preocupação o uso indiscriminado de tecnologias na educação, para que não seja visto como uma panaceia para os problemas da educação. A podosfera configurou-se como campo empírico desta pesquisa documental, que utilizou materiais livres e abertamente disponíveis. As características dos dois podcasts selecionados atenderam aos três critérios estabelecidos para a composição do corpo empírico: sem vínculo com instituições; produzidos somente em formato de áudio; e, com alusão à educação em suas autodescrições. Os achados apontam para uma reformulação do que se pensa ser educativo pelos dois principais grupos de atores do processo, apresentadores e ouvintes. A conclusão sugere a necessidade de se promover, no âmbito acadêmico, mais debates que ponderem criticamente o uso de tecnologias na educação, no entanto, sem desconsiderar as possibilidades educacionais proporcionadas pela mídia podcast e pelos podcasters e suas metodologias de ensino.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui