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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: AUTOEFICÁCIA COMPUTACIONAL E A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO NO CONTEXTO PANDÊMICO Autor: ELIS RENATA DE BRITTO SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ZENA WINONA EISENBERG - ORIENTADOR
SILVIA BRILHANTE GUIMARAES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62051
Catalogação: 22/03/2023 Liberação: 22/03/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62051&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62051&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62051
Resumo:
Título: AUTOEFICÁCIA COMPUTACIONAL E A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO NO CONTEXTO PANDÊMICO Autor: ELIS RENATA DE BRITTO SANTOS
SILVIA BRILHANTE GUIMARAES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62051
Catalogação: 22/03/2023 Liberação: 22/03/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62051&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62051&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62051
Resumo:
Confiar e aprender são dois verbos que estão presentes no cotidiano dos
professores universitários, principalmente quando se trata de tecnologias digitais no
ensino. Para estes profissionais ensinarem alguma coisa para os seus alunos, é
necessário aprenderem o conteúdo do que será ensinado e se sentirem confiantes
para ensiná-lo. Esta pesquisa visa compreender a relação entre a autoeficácia
computacional docente e o processo de autorregulação da aprendizagem dos
docentes universitários para ensinar por meio das tecnologias digitais no contexto
pandêmico. Este estudo desenvolveu uma investigação de métodos mistos
realizados em duas fases: a primeira fase foi quantitativa, aplicada em 2021, e
obteve a participação de 409 professores de diferentes estados do Brasil, que
responderam ao Questionário de Caracterização do Participante e à Escala sobre
Integração das Tecnologias de Informática ao Ensino – EITIE (ALVARENGA,
2011); e a segunda fase foi qualitativa desenvolvida em 2022 através de entrevistas
semiestruturadas com 12 professores selecionados a partir de critérios criados a
partir da primeira fase da pesquisa. Para a análise de dados da primeira fase, foi
utilizado o software SPSS versão 28 e, na segunda fase, foi usado o Atlas Ti versão
9 para realizar uma análise de conteúdo dos dados. Os resultados da primeira fase
indicaram que as variáveis significativas foram: idade, sexo, titulação, atuação e
instituição. Mais especificamente, os professores homens, mais novos, com
especialização, pertencentes às Ciências Exatas e Engenharias e de universidade
pública apresentaram crenças de autoeficácia computacional docente mais
elevadas; em contraste, as mulheres mais velhas, doutoras, das Ciências Humanas
e de universidade pública tiveram crenças mais baixas. Na segunda fase da
pesquisa, observou-se que o processo de aprendizagem digital dos professores foi
espontâneo e ocasional, enquanto o uso desses recursos no ensino foi de modo
autorregulado. Ainda foi notório a utilização de várias estratégias de aprendizagem,
sendo a maioria do aspecto cognitiva. Outro dado importante registrado foi que os docentes com crença de autoeficácia computacional mais elevada eram aqueles
mais abertos para o aprendizado sobre as tecnologias digitais. Ao final, as crenças
de autoeficácia computacional docente parecem representar um elemento chave no
processo de autorregulação da aprendizagem do docente universitário.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |