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Título: DESIGN DE PERSONAGENS: UTILIZANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO E NA PRODUÇÃO EM UM PROCESSO COLABORATIVO
Autor: ISMAEL DE BRITO A L DO NASCIMENTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIZA NOVAES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 61869
Catalogação:  23/02/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61869@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61869@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61869

Resumo:
Esta pesquisa investiga formas de ensino-aprendizagem de design de personagens que exploram recursos tecnológicos em um processo colaborativo. O estudo estabelece uma relação entre técnicas tradicionais de desenho e de criação de personagens e técnicas 3D que utilizam recursos tecnológicos em um processo de design colaborativo. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica a respeito de conceitos e técnicas tradicionais de desenho e de criação de personagens. Os resultados da revisão mostraram que um dos processos criativos mais tradicionais de design de personagens ocorre por meio de representações de formas geométricas como uma referência para transmitir as características físicas e de personalidade pretendidas para os personagens. Conceitos de design colaborativo e formatos de ensino-aprendizagem on-line também foram explorados. Dando prosseguimento à investigação, três situações de métodos de ensino-aprendizagem on-line de design de personagens foram observadas, com o objetivo de identificar pontos positivos e dificuldades relacionados ao tema. Por fim, foram realizados experimentos, a partir de uma abordagem de pesquisa através do design – Research through Design (RtD), a fim de contribuir com novos conhecimentos para a prática de projeto, e com considerações finais para a elaboração de um método de ensino-aprendizagem e produção de design de personagens, por meio de um processo colaborativo utilizando recursos tecnológicos. Na realização dos experimentos associamos técnicas de escultura 3D digital a técnicas tradicionais de criação de personagens, buscando alternativas e soluções para a produção e o ensino de design de personagens. No processo foram explorados recursos tecnológicos como escaneamento 3D, retopologia, modelagem 3D e escultura digital, animação, impressão 3D e realidade virtual.

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