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Título: SABERES INDÍGENAS NA HISTÓRIA E NA ESCOLA
Autor: SILVANIA BRITO DUARTE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CRISLAYNE GLOSS MARAO ALFAGALI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 61799
Catalogação:  24/01/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61799@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61799@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61799

Resumo:
O presente trabalho aborda saberes e conhecimentos tradicionais de alguns povos indígenas de diferentes localidades da América Portuguesa. Buscaremos, à luz da história e a partir de atividades na escola, ressaltar a contribuição do conhecimento indígena para a ciência ocidental, tendo como diálogo teórico os estudos de Manuela Carneiro da Cunha para a construção dessa narrativa. Analisaremos a complexa demanda atual em relação ao ensino da história dos povos indígenas e sua aplicabilidade na reparação dessas identidades. Sendo assim, observamos como são representados nos livros didáticos de História, tendo como reflexão as obras da Editora Moderna (2018) e a proposta da coleção integrada Moderna Plus (2020) por área de conhecimento: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Tais obras são direcionadas para alunos do Ensino Médio. Objetivamos analisar como a temática vem sendo representada após a implementação da Lei nº 11.645/08 e as repercussões diante dos critérios determinados pela Lei nº 13.415 e a Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Refletimos que os documentos históricos, as imagens e as atividades utilizadas nos materiais didáticos avaliados (principalmente a coleção de 2020) trazem propostas que podem ser contextualizadas com o auxílio dos professores e por meio do diálogo sobre a história local. Por fim, como produto dessa dissertação, propomos atividades para aprofundar e refletir sobre as várias narrativas dos povos indígenas no Brasil.

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