$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: SAMBA AND BLUES AS CULTURAL LANDSCAPES TOOLS IN BRAZIL AND THE UNITED STATES: MUSICAL CONTEXTS FOR TEACHING GEOGRAPHY
Autor: UGO PATE MEDEIROS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  AUGUSTO CESAR PINHEIRO DA SILVA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 61723
Catalogação:  10/01/2023 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61723@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61723@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61723

Resumo:
Geography is important in the formation of citizens and that s why it is a subject present in basic education, where key concepts such as landscape, space, place and territory are worked on. Although the geographic analysis is still largely restricted to the elements of visual perception, there are several other possibilities and didactic gains when using other sensitive manifestations, such as sound. In this context, samba and blues appear as educational sources to supply and problematize various themes relevant to school geographical practice. In this way, teaching the formation processes of both styles in similar time frames (turn from the 19th to the 20th century), but in different spatial frames (Rio de Janeiro and southern United States), keeping the student s attention to sociospatial factors determinants in the formation of each one. From a complex approach to cultural geography and having interdisciplinarity as a pedagogical horizon, the respective Rio de Janeiro and southern landscapes are presented through the influences of sound and musical records, thus proposing other didactic methods for the teaching of geography in basic education.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui