$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: PROBLEMATIZANDO A PRESENÇA QUE PREENCHE A AUSÊNCIA: A PRESENÇA DO NEGRO NA OBRA DE SÍLVIO ROMERO
Autor: ALESSANDRO LECCAS MARCAL NEVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  EDUARDO WRIGHT CARDOSO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 61713
Catalogação:  09/01/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61713@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61713@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61713

Resumo:
Esta pesquisa pretende analisar qual o papel do negro na obra do intelectual Sílvio Romero. A análise, terá como base as obras A literatura brasileira e a crítica moderna (1880), A história da Literatura Brasileira (1888), Martins Penna: ensaio crítico (1901) e Brasil Social e outros estudos sociológicos (2001) nas quais o autor mobiliza um repertório racialista para se pensar a composição racial na identidade nacional. Acreditando na existência de uma lacuna no entendimento de como o intelectual sergipano pensa a população negra, se introduz essa questão em um contexto marcado pela ação da Geração de 1870 que elaborava uma cultura capaz de renovar mentalidades daquela contemporaneidade através dos ideais cientificistas caracterizados como sendo verdades absolutas, agindo em contraposição aos pilares imperiais que seriam representados como símbolos do atraso. Para realizar esse processo, a ação intelectual romeriana é dividida em três fases: crítica radical, crítica equilibrada e pessimismo, escolhendo obras que representassem essas fases e que trouxessem respostas para a seguinte pergunta: qual o papel do negro na obra de Sílvio Romero?

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui