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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: BENS COMUNS E MUSEUS COMUNITÁRIOS: O CASO DO MUSEU SANKOFA NA FAVELA DA ROCINHA, RIO DE JANEIRO Autor: VITOR KIBALTCHICH COELHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RACHEL COUTINHO MARQUES DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 61700
Catalogação: 05/01/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61700@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61700@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61700
Resumo:
Título: BENS COMUNS E MUSEUS COMUNITÁRIOS: O CASO DO MUSEU SANKOFA NA FAVELA DA ROCINHA, RIO DE JANEIRO Autor: VITOR KIBALTCHICH COELHO
Nº do Conteudo: 61700
Catalogação: 05/01/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61700@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61700@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61700
Resumo:
A pesquisa se situa no recorte temporal após o Programa de Aceleração do
Crescimento/Urbanização de Assentamentos Precários (PAC-UAP), programa
federal de políticas de urbanização de favelas iniciado em 2007, cujo legado para
a Favela da Rocinha dará forma a uma economia comum das relações sociais no
que tange a maior participação comunitária e redes de assistencialismo mútuo.
Como desdobramento desse episódio, surge o objeto do presente estudo, o Museu
Sankofa Memória e História da Rocinha, museu comunitário fundado em 2011,
como fruto do programa Pontos de Memória, contemplado em 2009. A narrativa
sofre então uma radical alteração do paradigma da representação cultural, que
insurge por meio da expressão local dessas comunidades, através de seus passado
histórico e memória vivos, os quais constituem uma renovação de estatuto do
patrimônio cultural imaterial carioca que, por sua vez, enseja um fortalecimento
nos movimentos sociais em multidão. Frente às constantes formas de opressão, ao
representar ditos territórios periféricos reprimidos pela força neoliberal, as favelas
metropolitanas insurgem de forma musealizada a partir de 2006, de acordo com os
preceitos da nova museologia, constituindo uma rede museológica comunitária
tanto física quanto virtual. Por conseguinte, se desenvolve um mecanismo à
revelia do modus operandi do mercado por uma rede autogovernada construída
pelo esforço coletivo, que será inaugural para novas formas de resistência à
apropriação do bem comum, por meio de instituições como ONGs e demais
movimentos locais. Por fim, é objetivo do estudo analisar a comunalidade, ou
seja, a (re)produção do bem comum em contextos marginalizados, acessado pela
chave patrimonial como campo de disputa e negociação, de modo a emancipar
seus sujeitos e subjetividades.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |