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Título: TECTÔNICA E SILÊNCIO: NA CASA AZUMA, NA CAPELA BRUDER KLAUS E NO MUSEU BRASILEIRO DE ESCULTURA - MUBE
Autor: MARIANA FORTES FIGUEIREDO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCOS OSMAR FAVERO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 61555
Catalogação:  15/12/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61555@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61555@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61555

Resumo:
Existem diversas formas de se conceber e perceber a arquitetura, entre tantas, porém, acredita-se que determinadas obras denotam silêncio, manifestação fenomênica que proporciona determinada mobilização empática. Sendo a arquitetura uma arte que envolve questões relacionadas ao espaço material no qual o homem habita, busca-se entender o que faz uma obra construída ser caracterizada essencialmente pelo silêncio e o que é necessário, em termos materiais, para que isso possa acontecer. Para tanto, esta pesquisa se apoia no conceito de tectônica que, de acordo com Kenneth Frampton (1995, 1998), consiste em uma das dimensões essenciais da arquitetura. Sendo assim, além de discussão relacionada ao conceito de tectônica, como referencial teórico-metodológico, mobiliza-se o termo silêncio, ideia intrínseca à pesquisa, com o objetivo de analisar certas expressões arquitetônicas que possibilitam o seu surgimento, percebível sinestesicamente, na arquitetura. Assim, foram selecionados três projetos para análise: a Casa Azuma, a Capela Bruder Klaus e o Museu Brasileiro da Escultura - MuBE. Obras onde o silêncio encontra-se em evidência e comprovam que, apesar do ruído sempre existir, é possível vivenciar o silêncio, por intermédio da arquitetura.

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