XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A DIFUSÃO DA TELEFONIA CELULAR NO BRASIL: UMA INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA Autor: GUILHERME GOULART PACHECO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JORGE FERREIRA DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 6136
Catalogação: 18/03/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6136&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6136&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6136
Resumo:
Título: A DIFUSÃO DA TELEFONIA CELULAR NO BRASIL: UMA INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA Autor: GUILHERME GOULART PACHECO
Nº do Conteudo: 6136
Catalogação: 18/03/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6136&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6136&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6136
Resumo:
Desde seu surgimento no Brasil, em 1990, os celulares
apresentaram
notável rapidez em sua expansão, superando os telefones
fixos em 2003 e
chegando a 54 milhões de linhas em meados de 2004. Esta
dissertação analisa o
processo de difusão da telefonia celular no Brasil e tem
como objetivos (a)
compreender como se deu este processo e (b) encontrar
fatores econômicos,
tecnológicos e decisões de negócio que possam tê- lo
influenciado. O processo de
difusão é baseado na teoria epidêmica de difusão de
inovações e são revisados e
discutidos os modelos de difusão de inovações mais
utilizados na literatura. A
análise dos dados se dá por meio de técnicas de regressão
não lineares e lineares.
Os resultados da pesquisa mostram que o processo de
difusão dos celulares no
Brasil pode ser adequadamente representado por um modelo
epidêmico de difusão
de inovações que indica que o crescimento está próximo de
seu ponto de inflexão,
onde inicia a desaceleração a caminho da maturidade.
Finalmente, a pesquisa
evidencia que a competição, os investimentos em marketing,
as tarifas e a
inovação foram os fatores que aceleraram a velocidade o
processo de difusão da
telefonia celular no Brasil.