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Título: SEGMENTAÇÃO E O MODELO RFM NO VAREJO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE COM BASES DE DADOS TRANSACIONAIS DO VAREJO DE VESTUÁRIO
Autor: ANA CLARA ARAGAO FERNANDES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JORGE BRANTES FERREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 61296
Catalogação:  21/11/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61296@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61296@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61296

Resumo:
A pandemia de Covid-19 alterou o comportamento do consumidor no varejo a nível mundial. Este trabalho apresenta uma análise longitudinal do comportamento do consumidor ao longo entre 2018 e 2021, possibilitando, dessa forma, a comparação entre o comportamento do consumidor pré e pós pandemia de covid-19 em uma loja do varejo brasileiro. Para realizar essa análise, o modelo RFM é aplicado a partir de métodos de inteligência artificial para a análise de grandes volumes de dados transacionais com o objetivo de classificar os clientes de acordo com os seus comportamentos de consumo. Para o caso apresentado foram identificados 5 segmentos de consumo distintos e de grande utilidade para a gestão de CRM da empresa.

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