$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ENTRE O BANDIDO E O TRABALHADOR: MEDIAÇÃO, IDEOLOGIA E MORAL NO TELEJORNAL POLICIAL VESPERTINO
Autor: JULIA LERY MIRANDA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 61074
Catalogação:  03/11/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61074@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61074@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61074

Resumo:
Partindo da noção amplamente aceita hoje de que o espectador é uma parte ativa no processo comunicacional (embora a relação entre uma mídia oligopolizada e seu público seja assimétrica), esta pesquisa tem como principal questionamento as razões da cumplicidade e do conluio da audiência com os discursos excludentes e violentos proferidos em telejornais policiais vespertinos. Estudamos, assim, a mediação do programa Brasil Urgente por um período prolongado, de 2003 a 2020, de forma a apreender continuidades e rupturas no discurso como partes de um processo de circulação de significados, que diz da conexão entre o produto televisivo e a sociedade que o cerca. A tese passa por uma investigação do gênero televisivo e suas matrizes culturais, em busca das tradições mantidas ou rompidas pelo programa; uma reflexão acerca da violência institucional, para compreender as origens dos discursos de violência defendidos em Brasil Urgente; e um exame das relações entre política e narrativa, de forma a entender a razão populista dos discursos, o papel da classe social na categorização dos indivíduos retratados e os critérios de verdade que sustentam os posicionamentos do programa e do apresentador – figura central no telejornal policial vespertino. A pesquisa desenvolve uma metodologia materialista de análise de discurso, que o coloca em perspectiva histórica, observa as disputas de poder e a interpelação do espectador pelo programa. Esta metodologia, somada ao uso do gênero televisivo como operador analítico, visa apreender, para além do texto, as relações sociais que ele propõe e estabelece.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui