XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DINÂMICA DE APRENDIZAGEM E TRAJETÓRIAS DE SUSTENTABILIDADE EM CADEIAS DE SUPRIMENTO Autor: ALLAN MARTINS CORMACK
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANTONIO MARCIO TAVARES THOME - ORIENTADOR
BRUNO DOS SANTOS SILVESTRE - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 60862
Catalogação: 18/10/2022 Liberação: 18/10/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60862&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60862&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60862
Resumo:
Título: DINÂMICA DE APRENDIZAGEM E TRAJETÓRIAS DE SUSTENTABILIDADE EM CADEIAS DE SUPRIMENTO Autor: ALLAN MARTINS CORMACK
BRUNO DOS SANTOS SILVESTRE - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 60862
Catalogação: 18/10/2022 Liberação: 18/10/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60862&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60862&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60862
Resumo:
As cadeias de suprimento (CS) estão sendo cada vez mais pressionadas
a implementar iniciativas para tornar o seu desempenho mais sustentável. Como
exemplo, pode-se citar os desafios impostos pela transição energética para o
setor de óleo e gás e suas CS. Orientar a CS em direção a sustentabilidade
requer um esforço coordenado, integrado e colaborativo entre os múltiplos
parceiros. Um fator crucial para evoluir a trajetória de sustentabilidade das CS é
a aprendizagem que ocorre durante a implementação das iniciativas de
sustentabilidade colaborativas. Entretanto, não há evidências suficientes na
literatura sobre como e em que níveis o processo de aprendizagem ocorre,
assim como, sobre suas características e forma de interação entre os parceiros.
O objetivo da tese é aprofundar o entendimento sobre as características da
dinâmica de aprendizagem e sua influência na trajetória de sustentabilidade nas
CS. A tese utiliza os métodos de revisão sistemática da literatura e estudo de
caso múltiplo. Como resultados principais, apresenta uma tipologia e framework
teórico integrado sobre aprendizagem de sustentabilidade em CS e propõe uma
abordagem baseada em processo para investigação empírica do fenômeno. A
pesquisa foi conduzida em três grandes multinacionais internacionais e em suas
CS atuantes no Brasil. Os resultados mostram que a trajetória de
sustentabilidade da CS é cumulativa, recorrente e não-linear, resultante de
sucessivas oportunidades de aprendizado emergentes das iniciativas de
sustentabilidade colaborativas na CS. Valendo-se do raciocínio abdutivo, a tese
fornece um primeiro passo na elaboração de teoria de sobre aprendizagem de
sustentabilidade da CS e cunha o conceito de plasticidade da CS.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |