$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: JARDINS TERAPÊUTICOS COMO UMA TENDÊNCIA MUNDIAL: SEUS BENEFÍCIOS E FORMAS DE IMPLEMENTAÇÃO
Autor: HELENA CARLA BRITTO PIMENTEL NEELE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  AGNIESZKA EWA LATAWIEC - ORIENTADOR
ANA PAULA MORAIS DE LIMA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 60710
Catalogação:  04/10/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60710@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60710@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60710

Resumo:
Os jardins terapêuticos são definidos como espaços verdes projetados para promover e melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas portadoras de alguma enfermidade. Eles têm sido implementados em diversos países pelo mundo. Os benefícios promovidos por esses espaços projetados pelo paisagismo são evidenciados em diferentes estudos científicos, sobretudo quando aplicados em instituições de saúde no suporte ao tratamento de pacientes com diferentes tipos de enfermidade e limitações. Apesar dos benefícios para o bem-estar humano o potencial brasileiro para utilização de jardins terapêuticos tem sido pouco explorado. Este trabalho propõe sistematizar os benefícios dos jardins terapêuticos para saúde e bem-estar humano. Além disso, este estudo propõe reunir e sugerir recomendações para implementação de jardins terapêuticos em instituições de saúde. Para elaboração do estudo foi realizado levantamento bibliográfico sobre os benefícios dos jardins terapêuticos e recomendações para implementação. Foram também realizadas entrevistas com especialistas em conservação ou em saúde humana para suporte aos dados levantados na revisão bibliográfica. Os jardins terapêuticos constituem uma ferramenta potencial para promover a conservação de ecossistemas e bem-estar humano. Para que seja eficiente no suporte ao tratamento de doentes em instituições de saúde é fundamental que os jardins sejam projetados com foco no público-alvo, respeitando as recomendações universais do design para que sejam acessíveis e seguros para seus usuários. As recomendações reunidas neste trabalho podem orientar a implementação de jardins terapêuticos em diferentes contextos, estimulando a propagação desta ferramenta no âmbito brasileiro.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui