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Título: ESTUDOS SOBRE A ESTRUTURA, O OBJETO A E A LETRA NO ENSINO DE J. LACAN
Autor: FRANCISCO RAFAEL BARBOSA CASELLI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCUS ANDRE VIEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 60638
Catalogação:  26/09/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60638@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60638@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60638

Resumo:
Esta tese tem como objeto investigar a relação indissociável que há entre a estrutura e o que Lacan inventou ao longo de seus seminários e designou como objeto a. Este percurso é feito a partir de uma investigação sistemática dos Seminários de Lacan, os quais são privilegiados nesta pesquisa. Nossa suposição, a hipótese de leitura que este trabalho pretende demonstrar consiste em apontar que o tema do objeto está mais presente nos Seminários do que nos Escritos (1966) de Lacan, por isso a escolha metodológica. Inicialmente procuramos demarcar uma espécie de genealogia do objeto ao longo dos Seminários de Lacan até a chegada de sua nomeação como objeto a no Seminário 6, O Desejo e sua interpretação (1958-1959). A partir dessa genealogia conceitual, lógico-temporal, nos endereçamos em seguida aos Seminários 10 (1962-1963) e Seminário 11 (1964). A hipótese de leitura que buscamos demonstrar, neste ponto, consiste em localizar uma formalização sobre o tema do objeto a no ensino de Lacan. Neste ponto caracterizamos sua definição destacando que não há objeto a para Lacan se não houver ordem simbólica. Em seguida, propomos um exercício de leitura e aplicação do conceito: inicialmente a partir da leitura do romance A Paixão segundo G.H (1964) de Clarice Lispector. Neste capítulo, aproximamos a relação entre os objetos do texto de Clarice com a função do objeto a no ensino de Lacan. Por fim, nos reportamos a um outro nome possível para o real no ensino de Lacan: a dimensão da letra em seu ensino. Este conceito será discutido a partir de uma segunda interlocução com o campo da literatura, em especial, com o conto O relatório da coisa (1974) de Clarice Lispector.

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