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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ESTUDOS SOBRE A ESTRUTURA, O OBJETO A E A LETRA NO ENSINO DE J. LACAN Autor: FRANCISCO RAFAEL BARBOSA CASELLI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCUS ANDRE VIEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 60638
Catalogação: 26/09/2022 Liberação: 26/09/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60638&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60638&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60638
Resumo:
Título: ESTUDOS SOBRE A ESTRUTURA, O OBJETO A E A LETRA NO ENSINO DE J. LACAN Autor: FRANCISCO RAFAEL BARBOSA CASELLI
Nº do Conteudo: 60638
Catalogação: 26/09/2022 Liberação: 26/09/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60638&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60638&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60638
Resumo:
Esta tese tem como objeto investigar a relação indissociável que há entre a
estrutura e o que Lacan inventou ao longo de seus seminários e designou como
objeto a. Este percurso é feito a partir de uma investigação sistemática dos
Seminários de Lacan, os quais são privilegiados nesta pesquisa. Nossa suposição, a
hipótese de leitura que este trabalho pretende demonstrar consiste em apontar que
o tema do objeto está mais presente nos Seminários do que nos Escritos (1966) de
Lacan, por isso a escolha metodológica. Inicialmente procuramos demarcar uma
espécie de genealogia do objeto ao longo dos Seminários de Lacan até a chegada
de sua nomeação como objeto a no Seminário 6, O Desejo e sua interpretação
(1958-1959). A partir dessa genealogia conceitual, lógico-temporal, nos
endereçamos em seguida aos Seminários 10 (1962-1963) e Seminário 11 (1964). A
hipótese de leitura que buscamos demonstrar, neste ponto, consiste em localizar
uma formalização sobre o tema do objeto a no ensino de Lacan. Neste ponto
caracterizamos sua definição destacando que não há objeto a para Lacan se não
houver ordem simbólica. Em seguida, propomos um exercício de leitura e aplicação
do conceito: inicialmente a partir da leitura do romance A Paixão segundo G.H
(1964) de Clarice Lispector. Neste capítulo, aproximamos a relação entre os objetos
do texto de Clarice com a função do objeto a no ensino de Lacan. Por fim, nos
reportamos a um outro nome possível para o real no ensino de Lacan: a dimensão
da letra em seu ensino. Este conceito será discutido a partir de uma segunda
interlocução com o campo da literatura, em especial, com o conto O relatório da
coisa (1974) de Clarice Lispector.
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