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Avançada


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Título: O TRANSPORTE DE CARGA NO BRASIL: PANORAMA EM PERSPECTIVA
Autor: KLAUS ERIK BREITMAN
MATEUS DE MORAES DA COSTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCELO XAVIER SEELING - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 59996
Catalogação:  29/07/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59996@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59996

Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso traça um panorama geral do transporte de carga no Brasil e seus modais. O Brasil movimenta 60% de sua carga via transporte rodoviário, modal inadequado para as longas distâncias prevalentes no país. Diferente de países com extensão territorial semelhante, como Estados Unidos, China e Canadá, o Brasil adota pouco apoio de modais mais indicados para transportar grandes quantidades de carga por grandes distâncias, como os modais ferroviário, dutoviário ou aquaviário. Estudos mais detalhados sobre a natureza de movimentação de carga por modal sugerem que a matriz modal de transporte brasileira se encontra mal otimizada. Esta má otimização do uso dos modais, bem como o investimento insuficiente em infraestrutura e legislações retrógradas contribuem para um cenário de altos custos logísticos. O Brasil acaba mal avaliado nos índices internacionais de logística de referência. Visando sanar estas questões, duas propostas de inovações legislativas surgiram com o objetivo de estimular o investimento no modal ferroviário (Programa Pró-Trilhos) e cabotagem (Programa BR do Mar). No entanto, não foram verificados programas significativos de estímulo ao modal dutoviário. Espera-se que as mudanças recentes sejam capazes de equilibrar a matriz modal de transporte de carga brasileira, diminuindo os custos de transporte e melhorando a performance logística brasileira.

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