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Título: OTIMIZAÇÃO TOPOLÓGICA DE ENGRENAGEM CILÍNDRICA DE DENTES HELICOIDAIS DA TRANSMISSÃO DE VEÍCULO OFF-ROAD BAJA SAE
Autor: DIEGO ALBUQUERQUE GODOY
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANDERSON PEREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 59918
Catalogação:  11/07/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59918@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59918@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59918

Resumo:
As equipes de competição universitárias de Baja SAE têm a missão de criar protótipos de veículos do tipo Mini Baja de dois em dois anos e seu grande desafio é conciliar performance e economia. A escolha do projeto correto do sistema de transmissão é imprescindível para o bom desempenho do veículo nas provas às quais é submetido. Desse modo, para desenvolver um protótipo competitivo, ferramentas de análise estrutural e otimização, como a de otimização topológica, são úteis e têm se tornado cada vez mais presentes nos estudos de aperfeiçoamento de componentes. Para potencializar o desempenho do veículo Mini Baja em questão, é essencial a otimização das engrenagens da caixa de redução, visando a redução de sua massa. Para realização da otimização topológica da coroa da caixa de redução, é necessário reunir todos os parâmetros geométricos e materiais da estrutura, adquirir um modelo 3D do componente a ser otimizado, definir suas condições de contorno e carregamentos com base na condição mais crítica que a peça está submetida, configurar uma malha e realizar uma análise estrutural. Após a otimização, foi necessário confeccionar o modelo da geometria final no software SolidWorks e realizar uma validação da estrutura. Todos os passos foram detalhados no presente trabalho. As modelagens das topologias foram desenvolvidas no software SolidWorks e as simulações executadas no software Ansys Workbench.

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