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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: OS AZULEJOS DA ORDEM TERCEIRA DE SÃO FRANCISCO DE SALVADOR: UMA REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA DA CULTURA POLÍTICA BARROCA PORTUGUESA NO BRASIL DURANTE O REINADO DE D. JOÃO V Autor: MARIA EDUARDA CASTRO MAGALHAES MARQUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOAO MASAO KAMITA - ORIENTADOR
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5987
Catalogação: 03/03/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5987@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5987@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5987
Resumo:
Título: OS AZULEJOS DA ORDEM TERCEIRA DE SÃO FRANCISCO DE SALVADOR: UMA REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA DA CULTURA POLÍTICA BARROCA PORTUGUESA NO BRASIL DURANTE O REINADO DE D. JOÃO V Autor: MARIA EDUARDA CASTRO MAGALHAES MARQUES
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5987
Catalogação: 03/03/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5987@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5987@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5987
Resumo:
A presente dissertação tem por objeto de estudo o acervo
azulejar setecentista instalado no claustro e na sala do
consistório do edifício dos irmãos franciscanos de
Salvador, cujos programas iconográficos representam,
respectivamente, cenas da Entrada festiva em Lisboa em
homenagem ao casamento de D. José, então Príncipe do
Brasil, com a Princesa da Astúrias Dona Maria Ana Vitória
de Bourbon, ocorrida em 12 de fevereiro de 1729; e dez
vistas do lado oriental da cidade de Lisboa. Embora se
trate de um objeto de natureza pictórica de grande valor
documental - já que constitui um registro único em suporte
cerâmico da capital do Império antes do terremoto de 1755 -
a tese se desenvolve na fronteira teórica da história da
arte e da história cultural. O acervo azulejar é analisado
enquanto uma representação simbólica inerente à cultura
política barroca portuguesa prevalecente durante o reinado
de D. João V. A pesquisa revela como o conjunto de azulejos
desvia do padrão temático-iconográfico dos templos
franciscanos da Escola Franciscana do Nordeste, em cuja
azulejaria predominam temas religiosos. Também procura
refletir sobre as especificidades das injunções persuasivas
do poder monárquico joanino, que aliava a religião católica
à grandiloquência do aparato cerimonial e representativo.
No contexto da colônia, a instalação dos silhares no templo
dos irmãos franciscanos, contendo cenas laicas referentes
às efemérides reais, testemunham as relações privilegiadas
entre o monarca e os membros da Ordem, oriundos da elite
agrária local, principais contribuintes do imposto para o
casamento real.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |