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Título: CORPOS À MARGEM: O CONTROLE DA CIRCULAÇÃO DE CORPOS NEGROS E A PRODUÇÃO DA ORLA COMO SÍMBOLO DA IDENTIDADE CARIOCA
Autor: CAROLINE GONCALVES COUTINHO GOMES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PAULA ORRICO SANDRIN - ORIENTADOR
MANUELA TRINDADE VIANA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 59529
Catalogação:  14/06/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59529@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59529@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59529

Resumo:
A partir da premissa de que zonas turísticas não são naturais, e sim produzidas, este trabalho busca compreender a relação entre a imagem oficial do Rio de Janeiro no circuito (inter)nacional do turismo e a produção de violências contra corpos negros no urbano. Para isso, pretendo investigar como a identidade carioca — um dos nossos principais bens turísticos — é produzida através do controle dos modos de circulação do corpo negro. A Dissertação se debruça, em especial, no estudo sobre como o regime de trabalho (in)formal regula a movimentação da população negra no Rio de Janeiro, de forma que circulações outras do corpo negro são continuamente desestimuladas pelo dispositivo de segurança (pública) em nome da manutenção de uma ordem estético-político de como a cidade deveria ser. A pesquisa investe tais indagações sobre a orla carioca, tomando-a como uma instância que expressa, simultaneamente, a identidade carioca e uma zona turística emblemática. Com isso, o trabalho busca engajar criticamente com o campo de estudos do nexo segurança-desenvolvimento com vistas a explorar como a narrativa tradicional do nexo se constitui enquanto uma racionalidade do (inter)nacional moderno. Em suma, o trabalho examina como hierarquias raciais (re)produzem o espaço urbano no mundo pós-colonial desde um estudo do Rio (turístico).

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