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Título: ESPÍRITO E REFORMA: A NOÇÃO TEOLÓGICA DE REFORMA ECLESIAL À LUZ DOS ENUNCIADOS PNEUMATOLÓGICOS DO MAGISTÉRIO RECENTE
Autor: DIOGO MARANGON PESSOTTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANTONIO LUIZ CATELAN FERREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 59353
Catalogação:  03/06/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59353@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59353@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59353

Resumo:
A reflexão eclesiológica contemporânea tem destacado o tema da reforma eclesial. O Concílio Vaticano II, Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI explicitaram sua necessidade e Francisco tem buscado estabelecer processos eclesiais segundo o imperativo eclesiológico conciliar da reforma perene (Unitatis Redintegratio 6). Ademais, se o Espírito é co-instituinte da Igreja, há elementos pneumatológicos implicados na noção de reforma. Em que medida o Concílio e o magistério recente vinculam o Espírito Santo e a reforma da Igreja? Assim, o objetivo da presente tese é o de analisar os elementos histórico-teológicos pertinentes à noção de reforma por meio da identificação e investigação dos enunciados pneumatológicos do magistério recente para a consideração da reforma eclesial como evento pneumatológico. A pesquisa é qualitativa quanto à abordagem, exploratória quanto aos objetivos e de pesquisa bibliográfica e documental quanto aos procedimentos. Conclui-se que a noção de reforma é eminentemente teológica, radicada no contínuo retorno às fontes, na consecução de tal retorno no hoje eclesial e na prospecção de uma Igreja escatologicamente reformada enquanto peregrina. Os lugares da reforma são o sujeito eclesial (conversão pessoal), a comunidade eclesial (renovação das mentalidades) e a ação evangelizadora (reforma pastoral). Sob a ótica dos enunciados pneumatológicos do magistério recente compreende-se que a reforma é um evento pneumatológico sob quatro dimensões: o Espírito reforma a Igreja na comunhão, na verdade, na caridade e na missão. É assim que pela força do Evangelho [o Espírito] rejuvenesce a Igreja e renova-a continuamente e leva-a à união perfeita com o seu Esposo (Lumen Gentium 4).

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