$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: O ENFRENTAMENTO DA COVID-19 E A EMOÇÃO NO DISCURSO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NO RIO DE JANEIRO
Autor: LUIZ GUSTAVO LANZIERI HENRIQUE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 59319
Catalogação:  02/06/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59319@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59319@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59319

Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo principal contribuir com entendimentos sobre a prática da enfermagem durante o período reconhecido como o de pandemia da COVID-19 no município do Rio de Janeiro. Através da análise de narrativas emergentes na entrevista, objetivo elucubrar sobre as emoções que afloram no discurso (LE BRETON, 2009), as interações sócio discursivas nas quais identidades emergem e interagem entre si (MOITA LOPES, 2001; 2006) e evidências da ação de correntes hegemônicas (FAIRCLOUGH, 2001a; 2001b). A fim de subsidiar tal investigação, amparo-me no Sistema de Avaliatividade (MARTIN; ROSE, 2007) em diálogo com a Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATHIESSEN, 2014) para augurar uma análise micro situada e na Linguística Aplicada Contemporânea (MOITA LOPES, 2006) e a Análise do Discurso Crítica (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; VAN DJIK, 2005) para conjecturar uma análise macro. Assim, alinhando-me aos conceitos promulgados pela pesquisa qualitativa (DENZIN; LINCOLN, 2006), analiso as narrativas de sofrimento de enfermeiros e técnicos em enfermagem que vivenciaram a situação pandêmica desde o seu início, observando de que forma situam a si mesmos e os outros, se posicionam axiologicamente perante a sociedade e as correntes hegemônicas e os atravessamentos de suas experiências. Através das entrevistas, foram estruturados quatro blocos de análise sendo estes: O Início da Pandemia, Politica(gem), A Linha de Frente e O Pós (?) pandemia. Os resultados sugerem que estes profissionais suportaram uma fastidiosa carga emocional e física exigida no exercício da profissão no período em questão e evidenciam a interferência de interesses hegemônicos nas práticas discursivas e profissionais desses indivíduos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui