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Título: POR OUTRAS CARTOGRAFIAS CURRICULARES: UMA LEITURA ALDAZ DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR A PARTIR DAS CRIANÇAS DE GUIMARÃES ROSA
Autor: MARIA EDUARDA DELMAS CAMPOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ROSANA KOHL BINES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 59216
Catalogação:  26/05/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59216@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59216@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59216

Resumo:
Este trabalho parte de uma investigação das crianças que habitam quatro contos de Guimarães Rosa em Primeiras estórias: A menina de lá, Partida do audaz navegante, As margens da alegria e Pirlimpsiquice, concebendo a infância como categoria filosófico-epistemológica que pode e deve participar das narrativas pedagógicas escolares. A fim de fazê-lo, cada capítulo busca flagrar nas infâncias rosianas subsídios teóricos capazes de tensionar o tom planificador e empresário por vezes encontrado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo gerador dos currículos nacionais, em especial nas suas formulações sobre o campo artístico-literário no Ensino Fundamental, anos finais. Pretende, assim, criar cartografias alternativas de leitura da BNCC, apontando a relação da escola com o tempo, com a literatura e com a diversidade. A dissertação é atravessada pelo diálogo com reflexões deleuze-guattarianas e benjaminianas, além de conversar com as chamadas teorias pós-críticas do currículo, sempre comprometida com a defesa da escola. Por fim, na investigação se intrometem intervenções dessas crianças sobre o corpo da Base, propondo rasuras e escrituras que encenem e presentifiquem as cartografias imaginadas.

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