$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: HANDCRAFTED PRACTICE OF POTTERY: LEARNING TO DESIGN IN CLAY
Autor: LUIZA RESTUM HISSA MANZATTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CARLOS EDUARDO FELIX DA COSTA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 59043
Catalogação:  17/05/2022 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59043@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59043@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59043

Resumo:
This dissertation presents a possibility to (re)think the professional performance of the contemporary designer through the artisanal practice of ceramics. Seeking manual procedures, it dialogues with a singular and time-consuming time, the time of clay. Based on the thinking of Tim Ingold (2013), Richard Sennett (2008) and Donald Schön (2000), for example, we propose a tacit, corporeal approach of experiences for the professional in order to reconnect the design of its artisanal origins. Looking at ceramics, we run into questions that go beyond one s own doing and open paths, necessary, of questioning the social hegemony of patriarchy also in the field of design. An expanded and inclusive worldview is proposed, and in this context, gender studies can contribute to a historical repair of the erasure and social invisibility of the female material contribution to the projective field, as well as introduce methodologies that help in the deconstruction of homogenizing and/or patriarchal methods. Having as object of study the productive system of handmade ceramic made by women, a parallel was drawn on the issues of gender, creation, socioeconomic interest and sustainability present in this artesania.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui