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Título: SÍTIO DO PICA PAU AMARELO E SEU TERRITÓRIO: A CIDADE DE TAUBATÉ
Autor: CLARISSE DUARTE MAGALHAES CANCELA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 59009
Catalogação:  13/05/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59009@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59009@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59009

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo conhecer a relação entre o Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato (MHFPML) e a cidade em que se encontra - Taubaté, Estado de São Paulo (BR), buscando compreender os elementos envolvidos na construção desta possível conexão. Tradicionalmente, as pesquisas no campo museológico tendem a abordar a história dessas instituições em relação a si mesmas, ou seja, quando se abriram ao público leigo, as primeiras reflexões sobre as exposições, as ações educativas realizadas por esses espaços, entre outros aspectos. A relação do museu com as escolas também tem se configurado como temática de investigação. No entanto, há uma bibliografia reduzida que tenta entender o vínculo desses espaços com as urbes em que se localizam. A cidade, portanto, ainda não é suficientemente compreendida como um espaço de educação não formal que contribui para a formação da cidadania tanto quanto o museu e a escola. Para o desenvolvimento da pesquisa, priorizou-se a investigação qualitativa, com um trabalho de campo no MHFPML, onde foram realizadas entrevistas com visitantes do Museu e análise documental da Instituição e da cidade. Enquanto ferramenta metodológica, foi também realizada entrevista com alguns servidores públicos da prefeitura e pessoas ligadas à área da cultura de Taubaté. Apesar do município não fazer parte da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), para análise da relação entre o museu e a cidade foi necessário aprofundar esse conceito. Lefbvre, Lopes e autores do campo da Museologia e da Educação, como Desvallées, Trilla, Carvalho, Varine, entre outros, configuraram-se como referenciais para o estudo. Os resultados indicaram que mesmo a cidade não fazendo parte do roll de cidades educadoras ela pode se constituir como tal, e que a cidade e a sociedade precisam estar preparadas para acolher um museu que se propõe a ser instrumento de desenvolvimento social. Por outro lado, o museu também deve se organizar para acolher a cidade em que se localiza, com o cuidado de não se fechar em si mesmo, trazendo sempre a sociedade para dentro dos seus muros, de modo a propiciar um sentimento de pertença desta população em relação à instituição. Foi também possível constatar que Taubaté tem procurado estruturar suas políticas culturais com o intuito de favorecer, principalmente, o Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato, e também outras manifestações artísticas da cidade. Contudo, ainda falta muito para que, por exemplo, o título de Capital da Literatura Infantil deixe de ser apenas um título, assim como também é preciso percorrer um longo caminho para que a relação entre museu e cidade seja de fato estabelecida. Considera-se que quando houver uma maior escuta dos anseios da população por parte do Governo e uma maior preocupação dos órgãos públicos em relação à projetos de promoção da cultura - políticas públicas eficazes e contínuas -, Taubaté colocará em prática o título de capital da literatura infantil, bem como tornará a relação museu e cidade orgânica.

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