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Título: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA GESTÃO DE LIFESTYLE BRANDS ADQUIRIDAS POR GRANDES EMPRESAS
Autor: VINICIUS AGUIAR RIBEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 58627
Catalogação:  18/04/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58627@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58627@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58627

Resumo:
Nas últimas décadas, o ambiente de negócios vem passando por diversas transformações, influenciado pelas consequências da globalização, evolução dos meios digitais, impactos sobre o meio ambiente, entre outros aspectos. Esse cenário impõe desafios significativos para as companhias, como, por exemplo, a ascensão das chamadas Lifestyle Brands (LSB), marcas que constroem conexões profundas com seus usuários por meio de propósitos, valores e princípios, muitas vezes ligados a questões ESG (Environmental, Social and Governance). Como estratégia de crescimento e de defesa, diversas companhias de grande porte vêm adquirindo Lifestyle Brands em diferentes segmentos de produtos e serviços, o que gera desafios e oportunidades, do ponto de vista de gestão de marketing, para as empresas, assim como para as novas marcas. O presente estudo buscou identificar e explorar essas questões, bem como apontar contribuições gerenciais para as empresas e as marcas, a partir de entrevistas em profundidade com um painel de especialistas formado por profissionais de marketing que atuaram na gestão de Lifestyle Brands durante o período de transição das marcas para a nova companhia. Por meio das entrevistas, foi possível pontuar e analisar os principais desafios enfrentados, que passam, principalmente, pelos potenciais impactos na autenticidade da marca; pelos riscos associados às priorizações internas feitas pela nova empresa; pelas tensões geradas entre decisões de curto e longo prazo; e pelos possíveis diferentes modelos de negócio entre a marca e a companhia. Quanto às oportunidades, destacaram-se os potenciais aprendizados e influências das Lifestyle Brands sobre as demais marcas da companhia; e as sinergias e expansões que a nova empresa pode proporcionar para a Lifestyle Brand adquirida.

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