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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ESCOLAS PRIVADAS EM BELFORD ROXO: (DES)ENCONTROS ENTRE FAMÍLIA, PROFESSORES E ESCOLA Autor: JESSICA FERNANDA DE SOUZA CARPES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 58484
Catalogação: 05/04/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58484@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58484@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58484
Resumo:
Título: ESCOLAS PRIVADAS EM BELFORD ROXO: (DES)ENCONTROS ENTRE FAMÍLIA, PROFESSORES E ESCOLA Autor: JESSICA FERNANDA DE SOUZA CARPES
Nº do Conteudo: 58484
Catalogação: 05/04/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58484@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58484@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58484
Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo investigar as influências das
famílias sobre as práticas pedagógicas nas escolas privadas de Belford Roxo,
procurando identificar se há divergência entre as concepções dos professores e das
famílias. A pesquisa se desenvolveu em três escolas privadas, de pequeno e médio
porte, autônomas e de prestígio, que atendem, em sua maioria, a classe popular do
município de Belford Roxo. A metodologia adotada para a produção de dados foi a
de caráter qualitativo, composta em duas etapas: realização de entrevista
semiestruturada, com duas professoras e uma coordenadora do Ensino Fundamental
I de cada uma das três instituições escolares investigadas, totalizando nove
entrevistas; aplicação de questionários para as famílias dos alunos, com perguntas
abertas e fechadas, totalizando vinte e um respondentes. Além disso, utilizou-se a
página do Facebook de cada instituição, para uma análise documental, em busca de
compreender como a comunidade escolar, a família e os professores apresentam
suas concepções sobre a lógica de funcionamento da escola. A análise dos dados
das entrevistas contou com o método de análise temática. Constatou-se que são
escolas privadas que vêm crescendo, em comparação com as da rede pública da
região, mas com poucos parâmetros das autoridades governamentais,
principalmente no que tange à ausência de dados sobre o desempenho educacional
dos alunos. Essas escolas destacam-se como escolas de prestígio para as famílias
por oferecerem uma educação de qualidade, de modelo conteudista e tradicional,
baseadas no uso de livro didático, cujo foco central da aprendizagem está na
memorização, repetição e nos resultados das avaliações. Evidenciou-se que esse
formato de ensino possui influências das famílias que pagam a escola e, por isso,
acreditam que esse é o melhor ensino para seus filhos. A maioria dos professores
possui baixos níveis de formação acadêmica, e não há nenhuma organização por
meio da escola para promover um aperfeiçoamento profissional através de
formação continuada. Conclui-se que a prática pedagógica é submetida a uma
lógica de ensino regulador, acumulativo e tradicional, que inibe a autoria e a
criatividade docente, justificada por essas escolas se submeterem às influências do
mercado e das próprias famílias. Evidenciou-se que não há grandes desencontros
entre as concepções das escolas, das famílias e dos professores no que tange ao
processo de ensino- aprendizagem. Esse cenário perpetua-se como um ciclo vicioso
de repetição das práticas-pedagógicas tradicionais, com poucos avanços, mantidos,
principalmente, pelos limites da formação dos professores, seja inicial e continuada,
pela constante influência das famílias, juntamente com a falta de regulação dos
governos. Aposta-se na necessidade de novos estudos para a compreensão de como
se efetiva o processo de aprendizagem dos alunos no cotidiano da sala de aula, a
fim de aprofundar as questões evidenciadas nesta pesquisa.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |