$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: O MAGISTÉRIO DE BENTO XVI SOBRE A VIDA CONSAGRADA
Autor: ARIADINI SILVA DA CUNHA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANTONIO LUIZ CATELAN FERREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 58275
Catalogação:  24/03/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58275@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58275@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58275

Resumo:
A História da Igreja é marcada por homens e mulheres que assumiram de forma livre os conselhos evangélicos de castidade, pobreza e obediência, denominados, atualmente como vida consagrada. O Concílio Vaticano II, reconhecendo a necessidade de renovação para comunicar-se melhor com o mundo moderno, estabelece diretivas para todos os estados de vida reconhecidos pela Igreja. Para as pessoas consagradas, tais diretivas estão delineadas principalmente no capítulo VI da Constituição Dogmática Lumen Gentium, no decreto Perfectae Caritatis, dedicado aos religiosos, 33 a 35 do decreto Christus Dominus e 18 e 40 do decreto Ad gentes. Os Padres Conciliares procuraram destacar em tais documentos a essência da vida religiosa, mas, devido à má interpretação e recepção das orientações, algumas comunidades religiosas se viram desorientadas quanto a particular identidade e funcionalidade da vida consagrada para a Igreja. Os documentos pós-conciliares de Paulo VI a João Paulo II buscaram combater a hermenêutica da ruptura, focando no aspecto histórico, existencial e prático, principalmente através da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Vita Consecrata. Bento XVI, ao adotar a hermenêutica da continuidade, seguindo a linha dos Padres Conciliares e de seus predecessores, trata do tema da vida consagrada em diversas homilias, mensagens e discursos. Através da análise de alguns de seus pronunciamentos, a pesquisa pretende sinalizar os pontos de continuidade e temas relevantes para os consagrados, destacando, desta forma, a sua contribuição para o entendimento e aprofundamento da identidade da vida especialmente consagrada.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui