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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: OS GOVERNOS APRENDEM, AS POLÍTICAS EVOLUEM: FATORES COGNITIVOS E POLÍTICOS MOLDANDO AS POLÍTICAS INDUSTRIAIS DA BAHIA, DO CEARÁ E DE PERNAMBUCO Autor: ANTONIO GLAUTER TEOFILO ROCHA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA ANGELA CAMPELO DE MELO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5786
Catalogação: 17/12/2004 Liberação: 17/12/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5786&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5786&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5786
Resumo:
Título: OS GOVERNOS APRENDEM, AS POLÍTICAS EVOLUEM: FATORES COGNITIVOS E POLÍTICOS MOLDANDO AS POLÍTICAS INDUSTRIAIS DA BAHIA, DO CEARÁ E DE PERNAMBUCO Autor: ANTONIO GLAUTER TEOFILO ROCHA
Nº do Conteudo: 5786
Catalogação: 17/12/2004 Liberação: 17/12/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5786&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5786&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5786
Resumo:
Nos anos 90, surge no Brasil um debate polêmico e
polarizado sobre as
guerras fiscais dos entes federativos para atrair
investimentos para seus
territórios. A literatura sobre essas disputas analisa esse
fenômeno por perspectivas
de racionalidade exclusivamente econômica, quando não
puramente tributarista.
Entretanto, essa questão envolve aspectos políticos e
institucionais que
dificilmente poderiam ser satisfatoriamente capturados por
esse tipo análise. Além
disso, essas análises têm negligenciado um aspecto
fundamental do processo de
implementação das políticas industriais desses estados
subnacionais: os governos
aprendem, as políticas evoluem. Nesse sentido, considerando
o aprendizado como
elemento central na determinação dos resultados futuros
dessas políticas, o
objetivo geral desta tese é descrever e analisar a dinâmica
dos processos de
aprendizado envolvidos em sua implementação, explorando em
profundidade os
aspectos políticos e institucionais desse processo. Para
atingir esse objetivo, além
de extensa revisão da literatura sobre aprendizado nas
organizações e sobre
guerras fiscais e áreas afins, foram realizados estudos de
casos em três estados
brasileiros: Bahia, Ceará e Pernambuco. Foi utilizado
nesses estudos de casos o
método de process tracing, ou seja, foram explorados a
cadeia de eventos e os
processos de tomada de decisão envolvidos na implementação
das políticas
industriais da Bahia, do Ceará e de Pernambuco para
entender se - e como - o
aprendizado na implementação dessas políticas realmente
ocorria. Assim, foram
reveladas nesta pesquisa duas descobertas importantes sobre
os processos de
aprendizado ocorridos na implementação das políticas
industriais desses estados
que, provavelmente, não são exclusivas desses casos. A
primeira é que o
aprendizado organizacional envolvido na implementação
dessas políticas resulta de
processos complexos nos quais aspectos políticos e
cognitivos interagem sob as
restrições de arranjos institucionais específicos, sendo,
também, afetados pela dinâmica das disputas por primazia ou
por sobrevivência entre instituições
concorrentes dentro dos governos. A segunda é que, devido
às necessidades e
aspirações predominantemente imediatistas dos atores
políticos envolvidos nesse
processo, acentua-se o desequilíbrio entre o aprendizado
que tem impactos
predominantemente de curto prazo e o aprendizado que tem
impactos sobre
questões mais estruturais e de longo prazo, favorecendo o
desenvolvimento mais
rápido do primeiro em detrimento do segundo. A tese está
assim estruturada:
primeiramente, é abordado, de forma resumida, o debate
atual sobre as "guerras
fiscais" e é desenvolvida uma extensa revisão da literatura
sobre aprendizado nas
organizações; em seguida, são descritos os processos de
evolução das políticas
industriais descentralizadas dos estados da Bahia, do Ceará
e de Pernambuco ao
longo dos anos 90 e início da década atual, para então ser
feita uma descrição
aprofundada e analítica dos processos de aprendizado
envolvidos na
implementação dessas políticas; e, por fim, são
apresentadas, resumidamente, as
principais conclusões desse trabalho e exploradas as
principais implicações de
política que emergem de suas descobertas.