XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: REALIDADE VIRTUAL PARA TRABALHO REMOTO: EXPLORANDO A ACEITAÇÃO DA TECNOLOGIA DE VR PARA REUNIÕES E CONTEXTOS RELACIONADOS A NEGÓCIOS Autor: PATRICIA TORRES PEREIRA CARRION
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA MANUELA RUPP QUARESMA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 57465
Catalogação: 21/02/2022 Liberação: 26/05/2022 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57465&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57465&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57465
Resumo:
Título: REALIDADE VIRTUAL PARA TRABALHO REMOTO: EXPLORANDO A ACEITAÇÃO DA TECNOLOGIA DE VR PARA REUNIÕES E CONTEXTOS RELACIONADOS A NEGÓCIOS Autor: PATRICIA TORRES PEREIRA CARRION
Nº do Conteudo: 57465
Catalogação: 21/02/2022 Liberação: 26/05/2022 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57465&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57465&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57465
Resumo:
Realidade Virtual (ou VR, do inglês Virtual Reality) é o termo usado para
descrever um ambiente gerado por computador que as pessoas podem, sob os
sentidos de imersão e presença, explorar e interagir. Esta tese tem como objetivo
investigar como a presença de pessoas em cenários colaborativos como reuniões de
trabalho pode ser mediada de forma benéfica pelo uso de tecnologias de Realidade
Virtual. Neste sentido, acredita-se que aplicações em VR, se utilizadas como
ferramentas para auxiliar reuniões híbridas, proporcionam maior envolvimento e
engajamento das pessoas durante a atividade. Esta pesquisa foi parcialmente
desenvolvida durante a pandemia de COVID-19 e argumenta sobre a relevância de
investigar formas de interação em meio a regras de distanciamento social. Para uma
base teórica, os conceitos de realidade e virtualidade foram formalizados e a
evolução das tecnologias e aplicações de VR foi delineada. Aqui demonstrou-se
como ambientes de imersão tridimensional podem impactar a experiência humana
e têm sido adotados por diversas indústrias além do universo dos jogos. Após a
revisão da literatura, foram definidas técnicas a fim de responder a uma série de
questões de pesquisa: primeiro, um trabalho exploratório sobre movimento e
interação em VR, seguido por entrevistas semiestruturadas e um questionário. Os
dois últimos se concentraram em investigar as percepções das pessoas sobre as
configurações físicas e remotas das reuniões de trabalho. Por fim, o experimento
final buscou aplicar um Modelo de Aceitação de Tecnologia para medir a aceitação
ou rejeição de VR como ferramenta para reuniões de trabalho híbridas.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |