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Título: ENTRE CRENÇAS E ECRÃS: COMUNIDADE TRANSTERRITORIAL, TELEJORNAIS E WEBTELAS DE PORTUGAL
Autor: ANA PAULA GOULART DE ANDRADE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LEONEL AZEVEDO DE AGUIAR - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 57168
Catalogação:  26/01/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57168@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57168@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57168

Resumo:
Nesta tese de doutoramento, trabalhamos as mutações do Jornalismo Audiovisual que se intensificaram com a internet e as novas tecnologias digitais, sobretudo no que tange as relações e os usos dos modos de produção, circulação/distribuição e recepção/audiência que se estendem pelo mundo a fora. Neste cenário, reconhecemos que o jornalista de TV precisou ampliar a sua expertisemainstream para as múltiplas telas nas redes, atuando no modelo broadcast e aproximando as linguagens do Jornalismo Audiovisual para o ambiente web. É nesse sentido que, amparados pelos conceitos das teorias transorganizacional, transnacional e de comunidade interpretativa, investigamos as rotinas produtivas televisivas de sete emissoras de TV em língua portuguesa (RTP, prioritariamente, e TVI, SIC, CMTV, Banda TV, Globo e Record), entendendo que a atividade jornalística é vinculada a uma identidade sócio-histórico-cultural reconhecida e compreendida pelos seus sujeitos produtivos e que se apresenta em mutação permanente. Assim sendo, lançamos o conceito de comunidade interpretativa transterritorial, pondo em diálogo a experiência jornalística brasileira com o fazer jornalístico português. Para tanto, o ferramental metodológico utilizado apresenta matizes compostas pela Análise da Materialidade Audiovisual (AMA), observação participante, autoetnografia, além de entrevistas semiestruturadas – num total de 37, totalizando 15 horas, 10 minutos e 4 segundos de gravação. A partir destes já consolidados métodos, ainda propomos uma metodologia própria para analisar o fluxo das produções entre os diversos ecrãs, denominada de metodologia da aposta, com a intenção de assinalar as rupturas, as continuidades e as potencialidades entre os telejornais e as webtelas em Portugal.

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