$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: UMA ANÁLISE EMPÍRICA DE DIFERENTES NÍVEIS DE DIVERSIFICAÇÃO GEOGRÁFICA PARA ALOCAÇÃO DE PORTFÓLIO DE ÍNDICES DE AÇÕES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GABRIEL MENDES KAHL
RAFAEL PEREZ RIBEIRO

Colaborador(es):  BRUNO FANZERES DOS SANTOS - Orientador
Número do Conteúdo: 57143
Catalogação:  24/01/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57143@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57143

Resumo:
A diversificação dos investimentos é uma das questões mais relevantes para a gestão de recursos financeiros, sendo uma tarefa de alta complexidade por envolver um grande número de possibilidades e riscos que muitas vezes são compartilhados entre os ativos. No entanto, a prática de diversificação tem sido mais procurada pelos investidores brasileiros nos últimos anos, uma vez comprovados os seus inúmeros benefícios para a diminuição dos riscos políticos e econômicos inerentes ao Brasil, além da melhora na rentabilidade de longo prazo dos portfólios. No entanto, por conta de um viés comportamental chamado de Home Bias, que representa a preferência por investir em ativos domésticos em relação ao investimento no exterior, a maioria dos investidores brasileiros concentra seus investimentos no próprio país. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma estratégia de diversificação e alocação de ativos de diferentes geografias, através de um modelo de programação robusto criado para otimização de portfólios baseado na teoria de Markowitz. O modelo proposto visa minimizar os riscos inerentes aos ativos financeiros, sejam eles riscos fiscais, políticos, micro ou macroeconômicos e foi criado a partir de um problema de otimização de risco-retorno, com a finalidade de analisar o percentual ótimo de cada ativo na carteira de investimento. Em seguida, um estudo de caso foi realizado, através de uma análise empírica do backtest de estratégias com diferentes tipos de diversificações geográficas. A estratégia adotada consiste em calcular, para cada nível de diversificação geográfica, o peso de cada ativo da carteira otimizada com o maior índice Sharpe, em um período que analisa os últimos três anos do período de teste da carteira e simula qual teria sido o resultado dessa carteira ótima no ano seguinte. Esse processo foi realizado de forma sistemática e as carteiras foram balanceadas anualmente de 2005 até 2020. Verificado, assim, um padrão muito bem definido de comportamento, o que justifica a escolha de uma abordagem data driven neste trabalho. Por fim, observa-se que para maiores níveis de diversificação geográfica, além de obter um retorno mais consistente no longo prazo, os riscos e a volatilidade de curto prazo são reduzidos significativamente em comparação a uma carteira de ações concentrada somente no Brasil.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui