XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DATA ANALYTICS E BUSINESS INTELLIGENCE APLICADOS NO DESENVOLVIMENTO DE UM DASHBOARD PARA CAPTAÇÃO DE CLIENTES EM UMA EMPRESA DE INVESTIMENTOS: UM ESTUDO DE CASO Autor: GEAM PIERO JOSE CALANDRIELLO MORALES
JULIA CARBALLO BLANCO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
GUSTAVO COSTA GOMES MOREIRA - ORIENTADOR
LUIZ EDUARDO SANTOS TORRES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 57056
Catalogação: 13/01/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57056@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57056
Resumo:
Título: DATA ANALYTICS E BUSINESS INTELLIGENCE APLICADOS NO DESENVOLVIMENTO DE UM DASHBOARD PARA CAPTAÇÃO DE CLIENTES EM UMA EMPRESA DE INVESTIMENTOS: UM ESTUDO DE CASO Autor: GEAM PIERO JOSE CALANDRIELLO MORALES
LUIZ EDUARDO SANTOS TORRES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 57056
Catalogação: 13/01/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57056@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57056
Resumo:
Este trabalho visa elaborar um estudo sobre aplicações recentes relativas às
análises e tratamentos de dados, empregando-as em uma empresa do mercado financeiro
situada no Rio de Janeiro, Brasil. Para tal, foi criado um painel de controle (dashboard)
através da ferramenta Microsoft Power BI, que permite uma representação amigável
dos dados e consequente facilitação da análise deles. A utilização deste painel possibilitou
que fosse realizado em seguida um processo mais eficiente de segmentação de mercado
para desenvolvimento de estratégias assertivas de captação de clientes. É necessário haver
um gerenciamento de dados projetado para centralizar e consolidar grandes quantidades
de dados de diferentes fontes e deixá-los disponíveis para verificação. Essa tecnologia,
conhecida como data warehouse, é um banco de dados que tem arquitetura voltada para
alto volumes de dados. Entretanto, mesmo com os dados entregues, percebe-se que muitos
deles não estão sendo usados de maneira adequada. Para que as empresas se mantenham
competitivas é preciso tratar, limpar e filtrar esses dados em todos os níveis de gestão.
Esse processo de análise de informações (dados) com um propósito específico é
conhecido como data analytics. Assim, esses índices permitem a aplicação de uma
inteligência de negócio (business intelligence), um termo guarda-chuva que inclui
arquiteturas, ferramentas, banco de dados e aplicações de metodologias. Em todos os
segmentos, há necessidade de conhecer seu cliente, entender o que o consumidor deseja.
No caso do mercado financeiro, isso se aplica principalmente para que se ofereça ao
cliente produtos que sejam compatíveis com seu perfil (comportamental e de risco). Isso
porque o nível de exigência é crescente, forçando empresas e colaboradores a elevarem
seus níveis de serviço para atender as demandas requisitadas. Para tal, foram selecionados
indicadores que embasassem a realização da segmentação, seleção de público-alvo e
posicionamento da empresa analisada. A seguir, estas ideias foram utilizadas para
fortalecer a criação de estratégias de captação de clientes, objetivo geral deste trabalho.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |