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Título: O IMPACTO DOS INFLUENCIADORES: UMA ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS MICRO INFLUENCIADORES NA DECISÃO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES DE COSMÉTICOS
Autor: MARIA EDUARDA RIBEIRO RABELLO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JORGE BRANTES FERREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 57035
Catalogação:  12/01/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57035@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57035@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57035

Resumo:
As pessoas realizam cada vez mais suas atividades dentro de casa, principalmente pós a pandemia do COVID-19, com a necessidade do isolamento social. Com isso, o e-commerce brasileiro apresentou grande crescimento, e um setor que apresentou bons resultados foi o de cosméticos, atrelado ao fato de que com as pessoas ficando mais em casa, passaram ter mais cuidados com a pele, uma vez que a maquiagem não era mais algo necessário. Nesse contexto, os micro influenciadores aparecem como fontes relevantes, provendo opiniões sobre os produtos e marcas disponíveis no mercado. Este estudo procura compreender o impacto dos micro influenciadores na intenção de compra dos consumidores de cosméticos, e relacionar, em primeiro lugar, as características dos micro influenciadores com a sua credibilidade percebida, e, em segundo lugar, relacionar a credibilidade percebida, por sua vez, com a intenção de compra dos consumidores. Dados foram coletados via survey online com 247 usuários da rede social Instagram, seguidores de micro influenciadores e consumidores de cosméticos. Modelagem de equações estruturais foi o método empregado para testar o modelo proposto e as hipóteses sobre o comportamento do consumidor. Com base nos resultados obtidos, foi possível verificar que a similaridade para com os micro influenciadores e o seu conhecimento têm um impacto positivo na credibilidade percebida dos mesmos, e que esta credibilidade percebida também tem um impacto sobre a decisão de compra dos consumidores de cosméticos. Constatou-se ainda que a atratividade física não tem impacto direto sobre a credibilidade percebida dos micro influenciadores.

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