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Título: PATROCÍNIO NO FUTEBOL FEMININO NO BRASIL
Autor: MARCELA DE ARATANHA PEREIRA LEAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 57033
Catalogação:  12/01/2022 Liberação: 12/01/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57033&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57033

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo encontrar as razões pelas quais as empresas não patrocinam o futebol feminino. Como resultado, pretende-se encontrar argumentos que auxiliem no aumento da visibilidade e competitividade da modalidade feminina no Brasil. Foi utilizado o método de Análise de Conteúdo, com a finalidade de conhecer as opiniões dos respondentes e a partir de um questionário. Os resultados permitiram uma melhor compreensão do cenário do patrocínio no futebol feminino brasileiro, onde é possível identificar os motivos por trás do maior número de patrocinadores no futebol masculino, a importância dos veículos de comunicação, visibilidade e o retorno esperado. Além disso, destaca-se que a diferença de oportunidades, recursos e infraestrutura que caracterizam a distância entre o futebol masculino e o feminino, no Brasil, é fruto de uma construção histórica, em parte com embasamento legal, em parte reflexo de uma sociedade machista há vários séculos.

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