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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ESTUDO NUMÉRICO DOS MOTORES À IGNIÇÃO POR COMPRESSÃO ASSISTIDA POR CENTELHA (SACI) Autor: CAIO FILIPPO RAMALHO LEITE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SERGIO LEAL BRAGA - ORIENTADOR
FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 56816
Catalogação: 28/12/2021 Liberação: 28/12/2021 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56816&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56816&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56816
Resumo:
Título: ESTUDO NUMÉRICO DOS MOTORES À IGNIÇÃO POR COMPRESSÃO ASSISTIDA POR CENTELHA (SACI) Autor: CAIO FILIPPO RAMALHO LEITE
FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 56816
Catalogação: 28/12/2021 Liberação: 28/12/2021 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56816&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56816&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56816
Resumo:
Nos últimos anos, a indústria automotiva se reinventou para atender às
demandas do mercado, que tem se mostrado competitivo em um contexto
com legislações ambientais severas. Uma alternativa para reduzir as emissões
de gases de efeito estufa prejudiciais ao longo da vida do veículo são os
carros elétricos. No entanto, a produção e o descarte de baterias elétricas
ainda é um problema a ser resolvido. Por isso, as empresas também buscam
alternativas para aumentar a eficiência do motor de combustão interna e
desenvolver tecnologias verdes, como a Ignição por Compressão de Carga
Homogênea ou a Ignição por Compressão Assistida por Centelha (SACI).
Uma rotina MATLAB foi criada para prever o desempenho da combustão
SACI de gás natural usando um modelo termodinâmico de duas zonas. Este
trabalho realiza análise de sensibilidade para cinco parâmetros de desempenho:
eficiência térmica (Nth), pressão efetiva média indicada (IMEP), emissões de
NOx, temperatura média no cilindro (Tavg) e tempo de autoignição (AIT), com
várias variáveis como a velocidade do motor (RPM), a razão de equivalência
combustível-ar (0s), o tempo da centelha (0s), a razão de compressão (rc)
e a pressão de admissão (Pint), usando planejamento de experimentos para
avaliar o impacto dos fatores. O Planejamento de Composto Central indica
que o RPM e o 0 foram os fatores mais importantes no SACI, uma vez que
influenciam todos os parâmetros de desempenho. A Pint foi significativa em
três parâmetros de desempenho (Nth, IMEP e Tavg), assim como o 0s (NOx,
Tavg e AIT). A rc foi relevante em apenas um deles (AIT). Além disso, uma
Análise Univariada foi feita para comparar as técnicas de ignição por centelha
(SI) e SACI. Os resultados indicam que os motores SACI tendem a ser cerca
de 9% mais eficientes e as emissões de NOx caem mais de 90%.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |